INDONÉSIA GOVERNO não protege as minorias religiosas

INDONÉSIA
GOVERNO não protege as minorias religiosas
Widodo instados a 'virada de página', processar os responsáveis ​​por intolerância religiosas
Cerca de 100 membros das congregações GKI Taman Yasmin e 
HKBP Filadelfia participaram de um culto de domingo em frente 
ao palácio presidencial em Jacarta, em 12 de outubro de 2014. 
Nem a igreja tem sido capaz de obter uma licença de construção 
Foto por Ryan Dagur) Katharina R. Lestari & Ryan Dagur, 
Jacarta, Indonésia
30 de janeiro de 2015

O novo presidente da Indonésia, Joko Widodo, deve priorizar enfrentar a intolerância religiosa perseguindo e julgando os responsáveis, pede uma entidade de direitos. Um relatório lançado sexta-feira, na sede em Nova York, Human Rights Watch (HRW) alega que o governo indonésio não foi capaz de proteger as minorias religiosas no país de maioria muçulmana. Este tem efectivamente dado um passe livre para pessoas que perseguem minorias, de acordo com Phelim Kine, vice-diretor da HRW na Ásia.
Houve um "aumento constante" em incidentes violentos contra as minorias religiosas, incluindo a perseguição contra Ahmadiyya e muçulmanos xiitas, assim como algumas comunidades cristãs, disse Kine.
"O governo falhou na protecção a essas pessoas, sem prender os criminosos, e sem garantir que não volte a acontecer", disse Kine ucanews.com na sexta-feira na sequência de uma conferência de imprensa para o lançamento do capítulo Indonésia no relatório anual da HRW sobre os direitos globais .
O relatório Indonésia cita estatísticas do Instituto Setara com sede em Jacarta, que contou 230 ataques a minorias religiosas em 2013 e 107 casos até novembro de 2014. Em quase todos os casos documentados, os supostos autores saíram na  maioria da comunidade sunita do Islão.
Por exemplo, as congregações das duas igrejas proeminentes na província de Java Ocidental continuam a adorar em casas particulares, porque não têm sido capazes de obter licenças de construção para igrejas em suas áreas. Isso continuou ao longo do ano, apesar de o Supremo Tribunal da Indonésia ter ordenado às autoridades locais para emitir as licenças.
"Portanto, não há discriminação, intolerância e violência. E isso é um completo fracasso por parte do governo para lidar com o problema ", disse Kine, acrescentando que o principal factor de tal falha foi a falta de vontade absoluta do ex-presidente Susilo Bambang Yudhoyono para enfrentar os fundamentalistas islâmicos.
Kine exortou o novo presidente do país, Joko Widodo, que assumiu o cargo em outubro de 2014, para virar a página sobre as políticas do governo anterior e priorizar enfrentar a intolerância religiosa.
"Isso começa com a certeza de que aqueles que vitimam as minorias religiosas pagam um preço, que eles estão presos e processados", disse ele. 
Ele ainda sugeriu que Widodo deve olhar para a intolerância religiosa e a violência como uma ameaça para a estabilidade do país. "Se você quer que a Indonésia se desenvolva economica e socialmente, quer ter estabilidade, o que significa que você não quer ter militantes islâmicos vitimando grandes comunidades de Ahmadiyya, xiitas e cristãos", disse Kine.
"Você quer trazer essas forças violentas negativos sob seu calcanhar e garantir que todos saibam que este é um país de Estado de Direito. Actualmente, para as minorias religiosas, a lei é inútil. "
Andreas Harsono, da HRW Indonésia pesquisador, disse aparente falta de compreensão da lei do governo contribuiu para a sua incapacidade de proteger as minorias religiosas.
Ele citou o caso da GKI Taman Yasmin, uma das igrejas West Java cujos fiéis têm sido incapazes de obter uma licença de construção local.
"O governo sabe que já houve uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça, mas eles negligenciam-lo", disse Harsono.
O porta-voz da Polícia Nacional Rikwanto, que usa apenas um nome, disse que é o trabalho da polícia para garantir a paz nas comunidades locais. No entanto, ele disse, os casos que envolvem a religião podem ser complicados por interesses conflitantes.
"Se a causa pode ser resolvida, a polícia pode funcionar correctamente", disse ele.
Rikwanto apontou que os membros do grupo fundamentalista islâmico Frente de Defensores, ou FPI, estão actualmente a ser julgados por seus supostos papéis nos últimos protestos violentos contra o governador protestante de Jacarta.


Comentários

Mensagens populares