Dia Mundial do doente (11 de Fevereiro) Prestar mais atenção ao doente do que à doença

O capelão do Hospital do Mar. em Loures, o sacerdote franciscano frei Hermínio Araújo. declarou à Ecclesia, que os cuidados continuados na saúde exigem que a prioridade seja dada ao bem-estar físico e espiritual do paciente, remetendo para segundo plano a cura da doença, salientando que  “A Relação entre a pessoa vulnerável e o cuidador” é “determinante” para o restabelecimento: “Muito mais do que cuidados centrados na doença da pessoa, são cuidados centrados na pessoa da doença”
Salienta também a relevância da “relação entre a pessoa vulnerável e o cuidador”, que é “determinante” para a evolução positiva dos cuidados continuados, cuja importância tem vindo a aumentar devido às doenças de “evolução prolongada” e à “complexidade de patologias como as de cariz crónico degenerativo”.
“Na maior parte dos casos, as pessoas chegam a situações de grande fragilidade pelas inúmeras perdas que vão ocorrendo”, observa o sacerdote, acrescentando que o “aumento da esperança média de vida está na origem de um número crescente de pessoas com necessidades cada vez maiores”.
O especialista considera que se impõe a criação de “condições que permitam obter ganhos em saúde e evitar o isolamento e a exclusão social”, preservando a dignidade do ser humano independentemente do seu estado de saúde. VP de 8 de Fevereiro 2012

Comentários

Mensagens populares