Laos Igreja confiscada, os cristãos definidos como "inimigos


Os oficiais locais do distrito de Saybulim, na província de Savannakhet, confiscaram uma Igreja na aldeia de Kengweng. Isto ocorreu em 22 de fevereiro, no final de um "Seminário de formação" efectuado pelo mesmos funcionários do partido comunista, chamado "Os truques do inimigo", dedicados a revelar "as operações dos cristãos". Isso é o que Fides apreendeu com a ONG "Direitos humanos para liberdade religiosa”. O confisco da Igreja em Kengweng ocorreu dois meses após a perda de outra igreja em Nadaeng, no mesmo distrito. Se os cristãos querem começar a usar o edifício novamente, devem apresentar um pedido formal por escrito às autoridades da vila, distrito e província, e obter aprovação em cada um dos três níveis. A Igreja na vila de Kengweng foi construída em 1972 por duas famílias cristãs no Laos e tem sido usada para a adoração até hoje. 25 Famílias cristãs vivem na aldeia, que tem 178 adoradores.
Actualmente, há cerca de trinta igrejas e edifícios da Igreja na província de Savannakhet, mas apenas sete deles são reconhecidos pelas autoridades e os restantes são consideradas ilegais. Após o confisco das igrejas de Kengweng e Nadaeng "vinte e dois outros edifícios cristãos correm o risco de perda e de encerramento,"
"Mesmo que a liberdade de praticar o culto religioso esteja escrito na Constituição, mesmo que o país assine e ratifique o Pacto Internacional sobre direitos civis e políticos, as autoridades não reconhecem a existência de cristãos e igrejas na província de Savannakhet," observa a ONG, invocando a restituição do edifício e o gozo de liberdade religiosa para os cristãos no Laos. FIDES 25.02.2012

Comentários

Mensagens populares