Senegal Vítimas em Casamance Dakar



Quatro soldados foram mortos e oito pessoas feridas em Diacadiou, cerca de 50 km de Ziguinchor, onde forças senegalesas foram efectuar uma operação para restaurar a segurança nesta parte do território da instável região sul de Casamança. Dois feridos foram evacuados por avião para Dakar. Desde a semana passada o exército está empenhado em esfregar as operações na área de Sindian e ao longo da fronteira com a Gâmbia.
Notícias divulgadas pela imprensa internacional revelam que ontem, às primeiras horas da manhã, as tropas enviadas de Dakar entraram em confronto com homens do movimento das forças democráticas de Casamance (Mfdc), rebeldes da independência (30 anos), alguns dos quais nunca abandonaram as armas. Desde Dezembro passado, multiplicaram-se os ataques.
O novo episódio de violência vem poucos dias após a visita do Presidente Abdoulaye Wade a três cidades da região Sul. Para o chefe de Estado, que, em 2000, havia prometido resolver o conflito, o problema não resolvido de Casamance é um espinho para as eleições de 26 de fevereiro. Provocou descontentamento ao recusar atender um grupo da sociedade civil local.
Para o antigo prefeito de Ziguinchor, capital principal da Casamance, Robert Sagna, ligada ao candidato da oposição Moustapha Niasse, "Wade tem pôr o carro à frente dos bois: não se pode falar seriamente com a promessa de paz. O que é necessário é uma alternativa à independência reivindicada por Mfdc "disse o jornal local on-line 'Sul'. Segundo Sagna, eleitores em Casamance, "cansado de promessas inesperadas" pode ser um dos primeiros a votar contra Wade. Misna 14 De fevereiro de 2012

Comentários

Mensagens populares