DIÁLOGO 1

Todo o Antigo Testamento é um diálogo entre Deus e o homem.
Na Liturgia Deus fala ao seu povo e Cristo continua a anunciar o Evangelho.
Por outro lado, o povo responde a Deus com o canto e a oração.
Sacrossantum Concilium, 33

É desde o começo da sua existência que o homem
é convidado a dialogar com Deus.
Gaudium et Spes, 19

Tudo quanto dissemos acerca da dignidade da pessoa humana,
da comunhão dos homens,… constitui o fundamento das relações
entre a Igreja e o mundo e a base do seu diálogo recíproco.
Gaudium et Spes, 40

Em virtude da sua missão de reunir sob um só Espírito
todos os homens, de qualquer nação, raça ou cultura,
a Igreja constitui um sinal daquela fraternidade
que torna possível e fortalece o diálogo sincero.
Gaudium et Spes, 92

Reconhecendo toda a legítima diversidade, promovamos na
própria Igreja a mútua estima, respeito e concórdia, em ordem a
estabelecer entre todos os que formam o Povo de Deus,
pastores ou fi éis, um diálogo cada vez mais profundo.
Gaudium et Spes, 92

Os adultos procurem estabelecer com os jovens
um diálogo amigo que permita a ambas as partes, superando a
distância de idades, conhecerem-se mutuamente e comunicarem
uns aos outros as próprias riquezas.
Apostolicam Actuositatem, 12

Quando surgem conflitos económico-sociais devem fazer-se esforços
para que se chegue a uma solução pacífica dos mesmos. Mas ainda que,
antes de mais, se deva recorrer ao diálogo entre as partes, todavia,
a greve pode ainda constituir, mesmo nas actuais circunstâncias,
um meio necessário, embora extremo, para defender os próprios direitos
e alcançar as justas reivindicações dos trabalhadores.
Mas procure-se retomar
o mais depressa possível o caminho da negociação
e do diálogo da conciliação.
Gaudium est Spes, 68
(na força do DIÁLOGO, pags.13-14)

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