Jesus um homem cujo segredo se chama Pai

Os Evangelhos não nos mostram uma biografia de Jesus de Nazaré, mas testemunhos escritos pelos seus discípulos que procuravam configurar suas vidas com a dEle.
  Não é, de facto, possível escrever uma vida ordenada de Jesus. Podíamos dizer que que quando lemso uma obra sobre Jesus acabamos por conhecer melhor o autor da obra do que o próprio Jesus de Nazaré. Por isso, sobre Jesus se afirmou: foi um mestre espiritual, um sábio ao estilo dos filósofos da antiguidade, um profeta escatológico (Sanders), um profeta carismático itinerante (Borg), um reformador social (Malina), um revolucionário político (Brandon), um judeu marginal (Meier), um taumaturgo e exorcista (Twelftree), um mago (Smith)… Cada qual vê em Jesus alguém que previamente projectou.
As aquisições de elementos valiosos no campo da investigação histórica e arqueológica do tempo de Jesus  levam-nos a conhecer melhor o seu ambiente económico, social, político, cultural e religioso. Deste modo podemos traçar e compreender melhor o perfil de Jesus e as características da sua personalidade. Conhecer o que viram em Jesus os seus contemporâneos: um homem estranho e coerente, um homem pobre entre os pobres, um homem contagiosamente livre, um homem crítico da religião, um homem de paz no meio do conflito, um homem fraterno e compassivo, um homem cujo segredo se chama Pai.

Comentários

Mensagens populares