ITÁLIA Uma ponte polémica que acabou em tragédia


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Uma ponte polémica que acabou em tragédia
14 ago, 2018 - 13:38   RR

Parte da ponte Morandi, em Génova, caiu esta terça-feira atingindo vários edifícios e provocou pelo menos 26 mortos e 17 feridos. São os dados mais recentes, atualizados pelo governo regional da Liguria, a que pertence Génova. Na lista de vítimas mortais estão 16 homens, 5 mulheres e uma criança de 10 anos.
Desde cedo, a ponte Morandi, em Génova, necessitou de obras de recuperação. Os custos de manutenção sempre foram alvo de muitas críticas.

A ponte Morandi sempre foi uma ponte polémica entre os engenheiros italianos e também levantou celeuma pelos custos. Esta terça-feira, uma secção colapsou fazendo vários mortos e feridos.
Leia uma pequena história da ponte elaborada pelo "Corriere de La Sera".
Cinco anos de construção
A Ponte Morandi foi construída durante cinco anos, entre 1963 e 1967, pela Sociedade Italiana de Oleodutos.
O viaduto Polcevera é conhecido como ponte Morandi por causa do autor, o engenheiro Riccardo Morandi.
trágico colapso da manhã de terça-feira pode ter sido provocado por uma falha estrutural, no trecho sobre a via Walter Fillak, na área de Sampierdarena (Génova).
45 metros de altura
A ponte tem um comprimento de 1.182 metros e uma altura de 45 metros. Atravessa o rio Polcevera, em Génova, entre os bairros de Sampierdarena e Cornigliano.
É uma ponte assente em vigas, como se fosse uma ponte "suspensa", mas suportada por uma série de cabos (as estacas) ancorados em pilares (ou torres) de sustentação. Foi construída com betão armado.
As primeiras imagens do colapso da ponte em Génova

A inauguração e as críticas
A inauguração ocorreu a 4 de setembro de 1967, na presença do então Presidente da República, Giuseppe Saragat.
A ponte Morandi sempre dividiu os engenheiros. “Apresentou imediatamente vários aspetos problemáticos, além do aumento nos custos estimados de construção”. É a avaliação feita pelo engenheiro Antonio Brencich, professor associado de Betão Estrutural da Universidade de Génova, num artigo publicado há dois anos.
As observações
Nesse artigo, Antonio Brencich faz observações estritamente técnicas. Refere-se ao facto de a ponte, construída no início de 1960, ter sido logo nos primeiros anos objeto de obras de recuperação profunda.
Foto: @ugotruffelli/Twitter
No mesmo texto é dito que as despesas correntes de manutenção fazem com que se esperasse que, em poucos anos, os custos de manutenção excedessem os custos de reconstrução da ponte.
O académico concluía que era tempo para demolir e reconstruir a ponte.
O viaduto foi alvo de grandes trabalhos de manutenção, incluindo a substituição de cabos de suspensão no final dos anos de 1980 e início dos anos 1990.
Trabalhos de manutenção estavam em andamento
A Autoestradas de Itália afirma que estavam em andamento trabalhos para consolidar a laje do viaduto e que foi instalado um guindaste para permitir que as atividades de manutenção começassem.
"As obras e o estado do viaduto eram alvo de constante monitorização”, diz a empresa.
As causas do colapso serão objeto de uma análise aprofundada, logo que seja possível aceder com segurança aos locais. RR


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