ANTERO GOMES DA SILVA (PADRE)


O Padre Antero Gomes da Silva nasceu em Santa Maria de Lamas, no concelho de Santa Maria da Feira, Diocese do Porto no dia 22 02 1919.. Entrou no Seminário de Tomar (Convento de Cristo), no dia 11 10 1931.
Fez o Juramento Perpétuo, em Cucujães, no dia 14 08 1944. Aqui foi ordenado sacerdote no dia 23 09 1944 pelo então Superior Geral D. Manuel Maria Ferreira da Silva.
Trabalhou no Seminário de Tomar: de 1940 a 1946 como Formador e  Professor.
De 1946 a 1949 esteve como Professor no Seminário de Cernache do Bonjardim.
Em 03.11. 1949 partiu para as Missões de Moçambique, Diocese de Nampula, onde chegou em 03 do mês seguinte. Trabalhou nas Missões de Murrupula, Meconta, Malatane e Mecutamala. Em Janeiro de 1955 tomou posse da Missão de S. Miguel de Micane (Moma).
De Março a Novembro de 1958 esteve em Portugal em gozo de férias. Regressou à Missão de Malatane. Em 1959 foi nomeado Pároco da Paróquia da Ilha de Moçambique. De Agosto de 1969 a Outubro de 1970 esteve a descansar em Portugal. Em Novembro estava novamente na sua Missão de Malatane.
Em Novembro de 1975 foi preso e esteve na cadeia de Angoche, sendo depois transferido para Nampula. Daqui regressou a Portugal. Motivo da prisão: acusado de usar a pequena emissora de Rádio para comunicar com os inimigos da Frelimo.  Para quem conheceu o Padre Antero, na sua simplicidade, nunca imaginaria uma coisa dessas. Em política pode-se dizer que era um zero. Preocupava-se com o Reino de Deus. Eu disse muitas vezes, ao Delegado da Frelimo em Angoche, e que era Director das Escolas por parte da Frelimo, também de nome da Escola Secundária, onde eu dei aulas e fui Director: Padre Antero usava o Emissorzito para falar com o missionários de Quelimane e da Beira. Ele rezava a Ave Maria… e eles respondiam com a Santa Maria… Em Portugal, mantevese no Seminário de Cucujães. Em 05 de Julho ainda foi nomeado para a Região sul do Brasil, Diocese de Umuarama, mas o seu estado de saúde não o permitiu. Entretanto, foi perdendo a sua visão, até ficar completamente cego.
Nos últimos tempos vivia em casa de um sobrinho. No Seminário, era muito procurado por pessoas que queriam falar com ele, pois tinha uma paciência muito grande para as ouvir. Saindo do Seminário, ficou mais à vontade e vivia discretamente.
Padre Antero foi um grande missionário, na sua simplicidade, na atenção para com as pessoas, sempre sorridente, apaziguador, muito devoto de Nossa Senhora e do Beato Pio de Pietrelcina. Um missionário a quem interessava o Reino de Deus. Viveu  na humildade, sem procurar protagonismos, nem cargos fixes e de qualquer superioridade, nunca ofendendo os colegas que desejavam triunfar até à custa dos seus serviços. Era o servo humilde e fiel do Evangelho.
Um missionário que deve servir de exemplo a quem servir a Igreja sem títulos ou encargos notáveis como muitas vezes se procura manobrando os serviços dos outros como se fossem próprios. Não era capaz duma coisa dessas. O seu a seu dono. Era um homem transparente.
Na Casa do Pai, interceda pela sua família e pela Sociedade Missionária que o recebeu quase desde o princípio da sua existência, e que ele tanto amou e serviu.
O seu funeral realizou-se no dia 10.07.2011, em Cucujães, para o cemitério local.


Comentários

Mensagens populares