México O PAPA DEIXA MENSAGEM DE ESPERANÇA CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS

"A visita do Papa Bento XVI vem num momento delicado para o povo mexicano. Precisamos de uma mensagem de encorajamento e esperança "diz o embaixador das Nações Unidas do México junto da Santa Sé, Federico Ling Altamirano, comentando sobre a importância da visita do Papa Bento XVI. O diplomata refere-se à violência ligada ao tráfico de droga, que agrava o seu país.
Os números falam por si. Desde Dezembro de 2006, quando o Presidente Felipe Calderón lançou a ofensiva militar contra os cartéis de drogas, foram mortas mais de 50.000 pessoas. O maior número de homicídios ocorreu nos Estados de Durango, Sinaloa (Fortaleza do cartel), estado de Jalisco, Guerrero, Nuevo León, Coahuila, Chihuahua e México. de acordo com um estudo da divisão de política económica e social da Banamex, a subsidiária mexicana da Citigroup baseadas nos Estados Unidos, os últimos quatro Estados estão entre os mais ricos do país. Eu também estou preocupado com as circunstâncias dos assassinatos. De pessoas mortas desde o início de 2012, quase 2000, 72 foram sete soldados e polícias. Duas vítimas foram torturadas, 180 mortas a tiro e 94 foram decapitados.
Outro item é o aumento da violência. Entre 2007 e 2008, o número de homicídios subiu de 2275 para 5207; a partir de 2009 para 2010 o aumento foi de 6587 para 11.583. Eduardo Guerrero Gutierrez-escritor, autor do livro "como reduzir a violência no México", argumenta que houve duas grandes ondas de violência durante o governo de Calderón. "A primeira – a seguir à prisão de Alfredo Beltrán Leyva, el Mochomo ' e a captura de vários membros do cartel de Sinaloa, no México. A segunda é explicada pela morte durante uma operação militar de Arturo Beltrán Leyva el Barbas ',' ".
Muitos observadores afirmam que a estratégia do Calderón foi um fracasso. Um dos problemas foi a militarização do território. Desde o início da guerra 50.000 soldados combateram os cartéis de droga em todo o México. Durante o mandato de Calderón, o número da polícia federal cresceu de 6000 para 35.000. De acordo com vários analistas da MISNA, a ofensiva no plano militar manteve firme a acção contra o poder económico e financeiro dos traficantes de drogas. Alguns especialistas acreditam que a decapitação de liderança dessas organizações criminosas conduziu a ascensão do segundo arquivo e tontos, que muitas vezes são mais difíceis de controlar seus líderes. Enquanto isso, a Human Rights Watch afirma que "Este aumento da violência não foi acompanhado por um aumento do número de processos penais".
É importante ressaltar o papel dos Estados Unidos. Há quinze anos Washington fecha a rota do Caribe num esforço para proteger a Florida e Miami. O resultado tem sido a empurrar vários cartéis para mover os corredores de drogas da Colômbia para os Estados Unidos por terra através do México. O "rápido e furioso", elaborado pela mesa para álcool, tabaco, armas de fogo e explosivos (Atf, na sigla inglesa) chegou em armas ilegais do México pelo menos 2.500, muitos dos quais acabaram nas mãos do cartel de Sinaloa, no México.  Misna 24 03 2012 - 11:30

Comentários

Mensagens populares