Coreia do Norte Armas nuleares: esperança de acordo

Coreia do Norte deu esperanças para uma flexibilização nas tensões nucleares sob seu novo líder juvenil, concordando em suspender o enriquecimento de urânio em larga escala e abster-se de ensaios nucleares e de mísseis em troca de uma montanha de ajuda alimentar de U.S.. O negócio foi anunciado simultaneamente em Washington e Pyongyang ontem e segue três rondas de negociações entre funcionários dos Estados Unidos e da Coreia do Norte em Pequim.
O acordo anuncia a esperança de uma nova era nas relações entre a Coreia do Norte e a comunidade internacional, disse o porta-voz da casa branca Jay Carney que o descreveu como uma "boa primeira etapa" pela Coreia do Norte: "política do Presidente, objectivo da administração é a desnuclearização da península coreana. O acordo foi bem recebido pela comunidade internacional. Secretário geral da ONU Ban Ki-moon disse que esperava que a Coreia do Norte iria mover-se em direcção a "uma desnuclearização comprovável da península coreana". Ministro dos negócios estrangeiros William Hague da Grã-Bretanha, disse que era notícia positiva, e a mudança na liderança norte-coreana oferecia uma chance para "um compromisso renovado com a comunidade internacional."
O acordo de ontem foi apenas um passo preliminar mas necessário para reiniciar as negociações para estabelecer condições sobre o que o Norte poderia obter em troca do abandono do seu programa de armas nucleares. Rádio Vaticano 01.03.2012

Comentários

Mensagens populares