MUNDO Há mais de 500 milhões de analfabetas, revelam Salesianos


Os missionários Salesianos revelaram que 40 milhões de meninas não frequentam a escola e mais de 500 milhões de mulheres são analfabetas, em todo o mundo.
Num relatório divulgado pela revista ‘Misiones Salesianas’, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, os missionários salesianos ressaltam a importância da escolarização feminina, afirmando que “educar uma mulher é educar um povo”.
"Por cada três anos que uma menina passa na escola, terá menos um filho e a mortalidade infantil diminuirá em 25%", sublinham os religiosos católicos.
O documento sublinha que as mulheres analfabetas “desconhecem os seus direitos e não podem participar na tomada de decisões nas suas comunidades”.
O Dia da Mulher lembra em 2012 a situação das mulheres das áreas rurais e a luta contra a fome e a pobreza.
Os Salesianos sublinham que no Quénia, por exemplo, se as mulheres que trabalham nos campos recebessem a mesma instrução dos homens, as colheitas aumentariam 22%.
“Se na América do Sul se eliminasse a disparidade de género no mercado de trabalho, o produto nacional aumentaria mais de 5%”,
religiosos acrescentam que se na Europa homens e mulheres recebessem os mesmos salários, “o produto interno bruto aumentaria 13%”.

Comentários

Mensagens populares