ROSA - Origem-mitologia-medicina

Origem. A rosa é uma das flores mais populares no mundo. É muito antiga. Há fósseis dela que datam de há 35 milhões de anos. Sabe-se que foi num jardim da Ásia que cresceu a primeira rosa cultivada pelos humanos, há 5000 anos. Todavia, foi a mitologia hindu, grega e romana que difundiram a flor por todo o mundo. O nome “rosa” deriva do grego rhodon e do latim rosa.
Mitologia. Na tradição hindu, Lakshmi, a deusa do amor, nasceu de uma rosa. Na cultura greco-romana, a rosa nasceu quando a deusa das flores, Chloris - Flora para os romanos -, tropeçou no corpo morto de uma  ninfa deitada na floresta. Então, pediu ajuda aos outros deuses para transformar a ninfa numa flor. Apolo deu a vida, Afrodite (Vénus para os romanos) deu-lhe o dom da beleza, Dionísio (Baco) deu-lhe o néctar para a fragrância, e as três Graças concederam-lhe o charme, a alegria e o brilho. Depois, quando as abelhas se dirigiram para ela, Cupido atirou-lhes flechas, mas acabaram por atingir Rosa e transformaram-se em espinhos.
Outra lenda afirma que quando a deusa Afrodite nasceu da espuma do mar, essa espuma ganhou a forma de uma rosa branca. E a rosa branca ganhou o significado de pureza. Mais tarde, o cristianismo adoptou a rosa como o símbolo de Maria, mãe virginal de Jesus.
Há ainda uma lenda que liga a deusa Afrodite e o deus Adónis às rosas vermelhas. Quando a deusa o viu ferido mortalmente, foi socorrê-lo, mas picou-se num espinho e o sangue coloriu as rosas que lhe eram consagradas.
Medicina. A fragrância das rosas tem propriedades sedativas e antidepressivas. Combate a tensão nervosa e previne, assim, úlceras, problemas cardíacos e alterações digestivas. O chá de rosas cura a garganta irritada.

Comentários

Mensagens populares