MUNDO Dia Internacional da Mulher


A igualdade entre os gêneros e o empoderamento da mulher é um direito humano fundamental e uma força que beneficia a todos”, assinala o Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
A igualdade entre os gêneros e o empoderamento da mulher estão ganhando terreno em todo o mundo. São mais as Chefas de Estado ou de Governo como nunca antes e tem uma maior proporção de mulheres que ocupam cargos de ministro nos governos. As mulheres exercem cada vez mais influência no mundo dos negócios. São mais as meninas que freqüentam a escola e que crescem com um melhor nível de saúde e em melhores condições de realizar seu potencial.
Apesar desse impulso, falta muito para que se possa dizer que as mulheres e as meninas gozam dos direitos fundamentais, a liberdade e a dignidade, que são seus direitos de nascimento, e que garantirão seu bem-estar. Isso é mais evidente nas zonas rurais do mundo. As mulheres e meninas dessas zonas, a quem é dedicado esse Dia Internacional da Mulher, compõem a quarta parte da população do mundo, porém geralmente ocupam os postos mais baixos em todos os indicadores econômicos, sociais e culturais, desde as rendas e a educação, até a saúde e a participação na tomada de decisões.
As mulheres rurais, que somam quase 500 milhões de pequenas agricultoras e trabalhadoras sem-terra, constituem uma parte importante da mão de obra agrícola. Desempenham a maior parte do trabalho não remunerado no atendimento a pessoas em zonas rurais. Contudo, as mulheres rurais seguem sem poder alcançar o seu potencial. Se pudesse ascender em condições de igualdade aos recursos produtivos, o rendimento agrícola aumentaria 4%, fortalecendo a segurança alimentar e a nutrição, resgatando da fome 150 milhões de pessoas. Se tivessem a oportunidade, as mulheres rurais também poderiam ajudar a por fim a tragédia escondida no campo do desenvolvimento do nanismo, que afeta a quase 200 milhões de crianças em todo o mundo.
As leis e práticas discriminatórias não prejudicam somente as mulheres, mas a comunidades e nações inteiras. Os países onde as mulheres carecem de direitos, a propriedade da terra ou de acesso a créditos tem um número significativamente maior de crianças desnutridas. Não tem sentido que as mulheres agricultoras recebam somente 5% dos serviços de extensão agrária. O investimento nas mulheres rurais é um investimento inteligente no desenvolvimento de uma nação.
O sofrimento de mulheres e meninas rurais do mundo é um reflexo das mulheres e meninas em toda a sociedade, desde a persistência do tecto de vidro até a penetrante violência doméstica, no trabalho e nas situações de conflito. Desde a alocação da prioridade dos filhos varões a educação, até milhares de mulheres que morrem a cada ano por falta de cuidados obstétricos básicos ao dar a luz. Mesmo nos países com o menor registo se mantém a disparidade entre ambos os sexos na remuneração pelo mesmo trabalho, e as mulheres continuam estando insuficientemente representadas na adopção de decisões políticas e de negócios.
Nesse Dia Internacional da Mulher, chamo os governos, a sociedade civil e o sector privado a se comprometerem a alcançar a igualdade entre os gêneros e o empoderamento da mulher, que é um direito humano fundamental e uma força que beneficia a todos. A energia, o talento e a força das mulheres e das meninas são um recurso natural não aproveitado mais valioso da humanidade.

Comentários

Mensagens populares