Equador INDÍGENAS MARÇO CONTRA O GOVERNO


Com alguns cem participantes – pelo menos 500 de acordo com o governador local, apenas 200 de acordo com outras fontes - é da Amazon aldeia de El Pangui (700 km sudeste de Quito) convocada pela Confederação de nacionalidades indígenas do Equador (Conaie) contra o governo do presidente Rafael Correa ao vivo na capital, onde os manifestantes são esperados em 22 de Março. Coincidindo com o início da mobilização, Correa reuniu na Plaza de la Independencia de Quito milhares de adeptos exortando-os a "stand up" para o que considera uma tentativa de desestabilização do principal movimento indígena do país Andino.
Por El Pangui, organizadores da marcha disseram que estavam confiantes: "as pessoas estão muito motivadas e em cada fase irão juntar-se outras pessoas", disse o governador da província de Zamora Chinchipe, Salvador Quishpe, enquanto que ao mesmo tempo denunciava a infiltração na procissão de "serviços pessoais".
De Quito Correa brincou sobre mobilização, depois de ter definido o resultado das alianças entre "alegada extrema esquerda e extrema-direita" Unidos "por alguns meios de comunicação". Março "é um fracasso total, são mais organizadores que participantes"
De acordo com muitos observadores políticos no Equador é de facto já uma campanha pré-eleitoral antes das eleições presidenciais de 2013, que ainda não se sabe se Correa repetirá. ADITAL 09.03 2012 - 11:20

Comentários

Mensagens populares