JOVENS A JUVENTUDE E O FORTALECIMENTO DA FÉ * por Pe. Kaquinda, Gabela

JOVENS
A JUVENTUDE E O FORTALECIMENTO DA FÉ * por Pe. Kaquinda, Gabela
“… cada um os ouvia falar na sua própria língua” (Act 2,6)

Falar a linguagem dos jovens e trazê-los para junto da Igreja é uma preocupação actual do Papa Francisco. Por isso é que a próxima Assembleia do Sínodo dos Bispos abordará o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’. O encontro será realizado este ano de 2018, e o Papa já apresentou o documento preparatório para este momento. É recomendado que seja estudado. A ideia é reflectir sobre o modo de acompanhar os jovens e contar também com a juventude para identificar as maneiras mais eficazes para anunciar a Boa Nova.
A palavra "juventude", geralmente, remete a descobertas, beleza, alegria, vivacidade, entre outros aspectos positivos. Os Jovens se organizam em grupos, sua linguagem é única e a busca pela novidade é constante. Se por um lado possuem tantas características boas, por outro vivem uma realidade preocupante. Nesta faixa etária, encontra-se parte da população atingida por muitos problemas, de que a identificação e abordagem serão objecto no trabalho pastoral com os jovens durante este ano. É necessário repensar a evangelização e o discipulado de tal forma que a nossa Igreja possa oferecer à juventude conteúdo mais comprometedor.
Como entender a complexa diversidade de relações que os jovens estabelecem com a Igreja e com a fé cristã no contexto actual? Por um lado, que forma e com que linguagem o anúncio da mensagem cristã chega aos jovens –  os que anunciam o Evangelho conseguem apresentar-lhes de forma significativa a pessoa de Jesus? Por outro, como os jovens compreendem a proposta cristã? Como eles respondem aos apelos da fé? A complexa situação da juventude desafia a fé cristã. É preciso que a fé continue sendo vivida explicitamente. Na idade juvenil acontece o término da iniciação cristã. O ideal da pastoral com os jovens visa a que eles cheguem ao início da vida adulta, bem assentados nos fundamentos da fé.
É preciso levar os jovens a confrontarem a própria vida com a pessoa de Jesus nos evangelhos – ter experiência pessoal com Cristo. Caso contrário, terminamos em alienação e não conseguimos dar sentido à vida do jovem de hoje.
            Os nossos Bispos (da CEAST), inspirando-se no Evangelho de Lucas, que relata o acontecimento de salvação de Zaqueu, decidiram dedicar um triénio à juventude com o tema central: “Jovem, quero ficar em tua casa” (cfr. Lc 19,5); e dentro disto, o tema para 2017-2018 é: ‘A Juventude e a fé recebida’. Neste caminho proposto pelos nossos Bispos, a nossa primeira tarefa é conhecer a realidade dos nossos jovens. Por isso, durante este ano devemos tudo fazer (radiografar a juventude) para que possamos chegar ao final do ano, com um conhecimento claro e inequívoco, exaustivo e profundo sobre a realidade actual da juventude da nossa paróquia.  In O AMBOIM  Pe. Kaquinda, Gabela- Angola jan-março 2018


Comentários

Mensagens populares