VATICANO «A Missa não se paga», diz o Papa Francisco


VATICANO
«A Missa não se paga», diz o Papa Francisco
Mar 7, 2018 - 12:31 Ecclesia
Francisco dedicou reflexão à «Oração Eucarística», em que ninguém é esquecido

O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a Missa “não se paga”, numa intervenção dedicada a um momento da celebração, a Oração Eucarística, na qual “nada nem ninguém é esquecido”.

“Se eu tenho alguma pessoa, parentes ou amigos que estão em necessidade ou que passaram deste mundo para o outro, posso nomeá-las naquele momento, interiormente e em silêncio, ou fazer como que se escreva para que o nome seja dito”, disse, na audiência pública semanal.
“Ah, padre, mas quanto tenho de pagar para que o meu nome seja dito, lá? Nada. Entendido, isto? Nada. A Missa não se paga. É o sacrifício de Cristo, que é gratuito. A redenção é gratuita. Se quiseres fazer uma oferta, faz, mas não se paga. É importante perceber isto”, acrescentou, numa intervenção improvisada.
Nesta primeira quarta-feira de março, o Papa recebeu os fiéis para a audiência geral no auditório Paulo VI, seguindo depois para a Basílica de São Pedro, onde saudou outro grupo que ali o aguardava.
Francisco apresentou a Oração Eucarística como um momento “central” da Missa, que educa todos, aos poucos, a fazer da sua vida “uma Eucaristia”, ou seja, uma ação de graças.
Nas saudações aos grupos presentes no auditório Paulo VI, o Papa dirigiu-se aos peregrinos de língua portuguesa, em particular aos jovens de Castro Marim.
“De coração saúdo todos e confio ao bom Deus a vossa vida e a dos vossos familiares, invocando para todos as consolações e luze do Espírito Santo, a fim de que, vencidos os pessimismos e desilusões da vida, possais cruzar o limiar da esperança que temos em Cristo ressuscitado. Conto com as vossas orações. Obrigado”, declarou.
O entusiasmo dos peregrinos levou Francisco a brincar com os grupos, perguntando-lhes qual era o “mais barulhento”. OC|Ecclesia

Comentários

Mensagens populares