PORTUGAL Portugueses sem dinheiro faltam a consultas médicas



PORTUGAL
Portugueses sem dinheiro faltam a consultas médicas
Texto F.P. | Foto Michael Schwarzenberger | 06/03/2018 | 12:17

Em 2017 ficaram por realizar 539.824 consultas externas nos hospitais públicos


Mais de meio milhão de consultas hospitalares ficaram por realizar o ano passado, devido ao preço dos transportes, segundo um estudo da Universidade Nova de Lisboa
A falta de dinheiro para suportar o custo dos transportes obrigou os portugueses a faltar a mais de meio milhão de consultas nos hospitais públicos o ano passado, revela um estudo da Universidade Nova de Lisboa, apresentado esta terça-feira, 6 de março.
De acordo com os resultados da investigação, veiculados pela agência Lusa, em 2017 ficaram por realizar 539.824 consultas externas nos hospitais públicos devido aos custos de deslocação e 260.905 devido à conjugação dos custos de transporte com as taxas moderadoras. 
«Esta não é uma realidade intrínseca ao sistema, mas tem de ser considerada pois há determinadas franjas da população para as quais estes custos da deslocação devem merecer uma particular atenção», sublinha Pedro Simões Coelho, coordenador do estudo. 
O documento indica ainda que cerca de 13,5 por cento dos inquiridos admitiram não ter recorrido às urgências devido ao custo das taxas moderadoras. Apesar dos portugueses continuarem a considerar os preços das taxas moderadoras adequados, mantêm uma perceção errada dos valores, uma vez que, nalguns casos, estimam custos acima dos reais, realçam os investigadores.


Comentários

Mensagens populares