NOTAS DO MEU DIÁRIO VII D. Manuel Linda, bispo do Porto (15/03)

PORTO
NOTAS DO MEU DIÁRIO VII (15/03)
Ao meu querido Bispo D. Manuel Linda desejo que seja na minha Diocese do Porto um "Papa Francisco". 

Gostei muito das palavras que nos dirigiu: 
“Permitam-me um destaque especial para os mais débeis: os pobres, desempregados, doentes, idosos, detidos e quantos perderam os horizontes da esperança”, disse. 
,O novo bispo do Porto quer ser “um «missionário da misericórdia», um pastor com «o cheiro das ovelhas», um pai dos Padres, um irmão dos mais pobres e um fomentador do espírito ecuménico e de diálogo”.
Entrosado nos problemas do mundo actual: “Procurarei reconduzir a Igreja a uma tal simplicidade evangélica que a constitua referencial ético para o mundo atual”, aponta.
A todas as empresas/trabalhadores, sectores da cultura e da saúde: O responsável saúda os que estão empenhados no mundo do trabalho e suas organizações, os sectores da cultura e do desporto, os organismos voltados para a saúde e para a assistência social, “autênticos pilares da liberdade e da felicidade possíveis”.
Dirige-se às famílias: “Cumprimento as famílias, sem qualquer dúvida, a célula básica da sociedade e, consequentemente, também da nossa Igreja”. 
Partilha connosco uma surpresa: D. Manuel Linda fala da “feliz surpresa” de ser nomeado bispo do Porto e agradece ao Papa esta “prova de confiança”, confessando a sua “emoção” por um regresso que acontece quase quatro décadas depois da formação no Seminário Maior desta cidade.


Elogia o esforço da evangelização realizado e as instituições da Igreja que servem os pobres: O prelado elogia o trabalho de evangelização e na promoção humana desta Diocese, com cumprimentos diretos aos leigos, religiosos e religiosas, bem como aos “caríssimos padres, alguns já tão cansados, que aguentam o peso do trabalho e a desconfiança de uma sociedade em continua mutação”. 

E repito a linda palavra para os sacerdotes que deram toda a vida ao serviço da Evangelização: « aos caríssimos padres, alguns já tão cansados, que aguentam o peso do trabalho e a desconfiança de uma sociedade em continua mutação”. Alegro-me com o apreço dirigido aos Padres idosos que fazem o "impossível" e muitos deles morrem "sufocados" isolados num Lar para terem ao menos que comer, mas longe da vida sacerdotal que sempre viveram e poderiam ter.
“Que a Mãe de Jesus e Mãe da Igreja vele por nós e pelo meu novo ministério, para que sejamos, agora e sempre, uma Igreja aberta, franca, acolhedora, missionária, orante, solidária”, deseja. 


A MINHA GRANDE ADMIRAÇÃO POR UM PROGRAMA TÃO BELO PORQUE EVANGÉLICO, AO JEITO DE JESUS E PRÓXIMO DO POVO. 
FORÇA D. MANUEL LINDA. O ESPÍRITO SANTO O GUIE PARA BEM DE TODOS NÓS. Um sacerdote missionário da Diocese do Porto.  a) Pe. Armando Soares

Comentários

Mensagens populares