MIGRAÇÕES OIM Mais de 6.100 migrantes morrem a tentar fugir para o

MIGRAÇÕES
OIM  Mais de 6.100 migrantes morrem a tentar fugir para outro país
Texto F.P. | Foto LR | 27/02/2018 | 07:03
Grande parte das vítimas perdeu a vida ou desapareceu na travessia do mar Mediterrâneo, em direção às costas europeias. E estes números podem pecar por defeito, por falta de informação.


A Organização Internacional para as Migrações (OIM) registou a morte ou o desaparecimento de mais de 6.100 pessoas, enquanto tentavam emigrar, em 2017. Com estes números, ascende a 26 mil a quantidade de migrantes falecidos durante as travessias, desde que começaram a ser efetuados registos, em 2014. 
No seu mais recente relatório, a OIM revela que o ano passado mais de 3.000 mortes ocorreram no Mediterrâneo, e em África perderam a vida mais de 1.700 migrantes, sendo que 690 faleceram no deserto do Saara. Nas Américas, registaram-se pelo menos 415 mortes na fronteira entre o México e os Estados Unidos da América. 
Para o diretor-geral da organização, William Lacy Swing, o número de vítimas pode ter sido ainda maior, já que «nem todas as mortes e desaparecimentos durante as migrações são denunciadas» e «em muitas regiões remotas do mundo os corpos nunca chegam a encontrar-se e muitos migrantes não são identificados». Fátima missionária 27.02.18

Comentários

Mensagens populares