NIGÉRIA Grupo «Boko Haram» libertou «mais de metade» das 110 raparigas sequestradas numa escola


NIGÉRIA
Grupo «Boko Haram» libertou «mais de metade» das 110 raparigas sequestradas numa escola
Mar 22, 2018 - 17:44
Lisboa, 22 mar 2018 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) informa que o grupo islâmico ‘Boko Haram’ libertou 66 das 110 raparigas que foram raptadas numa escola em Dapchi, na Nigéria, no mês de fevereiro.
Na nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o secretariado português da AIS refere que não são conhecidos os fatores que levaram os raptores a libertar as raparigas na escola de Ciências e Tecnologia de Dapchi, em nove viaturas conduzidas, aparentemente, pelos próprios terroristas islâmicos.
Os elementos do grupo islâmico terão dito apenas para “nunca mais” colocarem “as filhas na escola”, segundo testemunhas oculares e fontes governamentais nigerianas asseguraram que não existiu nenhum pagamento de resgate.
A fundação pontifícia destaca que o nome “Boko Haram” significa “a educação ocidental é pecado”.
Neste contexto, observa que o rapto das 110 raparigas, em fevereiro, traz à memória as “ainda de dezenas de raparigas” que foram também sequestradas de uma escola, em Chibok, em abril de 2014.
Fundação Ajuda à Igreja que Sofre realça que a comunidade cristã, instalações governamentais, da polícia e do exército, têm sido alvos principais do grupo terrorista que procura edificar na região nordeste da Nigéria um ‘califado’ gerido pela interpretação mais rigorosa da “sharia”, a lei islâmica.
O grupo islamita, ligado ao autoproclamado ‘Estado Islâmico’, está ativo na região desde 2009 e já provocou mais de vinte mil mortos e quase dois milhões de deslocados. CB|Ecclesia

Comentários

Mensagens populares