A crise e o Estado Social


                
Assisti à Independência de Moçambique, na cidade de Angoche, ali junto do Oceano Índico.
Um dia de paz, mas com guerra antes e guerra depois. Estive 13 anos no Colégio dos MBN logo nacionalizado passando a ser a Escola Secundária de Angoche. Anos difíceis com fome, violência, sem medicamentos, sem emprego nas fábricas falidas. Só em Angoche fecharam 8: de cajú e camarãol.
A crise por que passamos assemelha-se a uma guerra  ou pelo menos aos efeitos duma guerra. Dando uma vista de olhos aos jornais deparamos com muita violência e situações de fome; fazem-se casamentos com um simples lanche a festejar, discute-se   a reunião de freguesias no adro da igreja, recusam-se a soprar no balão e baleiam os GNR, violência doméstica e contra profissionais da saúde, E a voz de D. Clemente, bispo do Porto, apela para a necessidade do Estado Social: é preciso conhecê-lo, reconhecê-lo e comprometer-se com ele.
A violência sexual contra as nossas crianças continua em abusos que não têm qualificação.
A moral anda arredia. Prefere-se viver sem amarras e explorando sordidamente o outro que não se reconhece como irmão nem como amigo, mas como um inimigo a abater, quando passa no nosso caminho.
(Enviado para JN mas não publicado)

Comentários

Mensagens populares