Toda a Igreja é missionária, por ARMANDO SOARES

ANGOLA.Padre Eduardo numa comunidade.


1.Todos são chamados à salvação
Bento XVI na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões 2009 disse “ Toda a humanidade tem a vocação radical de voltar à sua origem, que é Deus, em quem e só encontrará a sua plenitude de restauração de todas as coisas em Cristo”. NO Antigo Testamento vemos um povo sofrido no exílio esmagado por opressores que é animado pelo Profeta Jeremias: voltará à sua terra porque “Deus é Pai e vai consolar os seus filhos” .
2. A missão é compromisso urgente e inadiável
A missão da Igreja é uma Missão de esperança nas palavras do Papa Bento XVI: “A missão da Igreja é contagiar de esperança todos os povos”. Ide… e pregai a Boa Nova… E anunciar a Boa Nova é “compromisso urgente e inadiável”. Lembremos que todos os apóstolos são discípulos missionários/as por toda a vida. E o Concílio Vaticano II apelou para a vocação dos leigos à santidade e à missão. Em Portugal temos 780 missionários e cerca de 200 leigos.
3. Os cristãos chamados a evangelizar.
Todos somos chamados a evangelizar também por meio do martírio. A Sociedade Missionária da Boa Nova tem cinco missionários mortos em Angola e Moçambique, e todos os anos andam entre 20 e 30 os missionários assassinados no campo de missão, na chamada linha da frente. Por defenderem os pobres e oprimidos por gritarem por mais justiça, por perseguição de fundamentalistas de outras religiões, ou por defenderem os direitos humanos dos membros das suas comunidades.
Evangelizar todos os homens é missão essencial da Igreja. Evangelizar é obra do Espírito Santo e da Igreja que envia missionários/as. Os enviados são animados pelo Espírito Santo que é o “protagonista da missão como refere João Paulo II na sua Encíclica Redemptoris Missio.
Já as primeiras comunidades cresciam sob a acção do Espírito Santo e da Palavra dos Apóstolos. Por isso Bento XVI acentua: “Rogo aos católicos que peçam ao Espírito Santo que aumente na Igreja a paixão pela missão de anunciar o Reino de Deus e que ajudem os missionários”.
Pela oração, com ofertas ou donativos e sobretudo indo. Conheço uma professora que passou alguns anos na Nova Zelândia, dando aulas numa Universidade. Eu mesmo trabalhei em Moçambique como professor do ensino secundário, tendo abrangido milhares de alunos durante treze anos de missão.
4.
Gritar a Boa Nova
Não podemos calar-nos, mas temos de gritar a Boa Nova como o cego de Jericó, com coragem ainda que nos mandem calar – como alguns diziam ao cego. Mas Jesus ouviu-o, chamou-o, curou-o e ele foi feliz e contente.
A missão traz muita alegria e felicidade ao missionário. Missionário, quer ao longe quer nas nossas velhas comunidades, nas nossas comunidades em que os fiéis estão cada vez mais descrentes ou arredios. Progride o pôr de lado a religião cristã que esqueceu Deus ou porque incomoda e navega no comodismo, na materialismo, no hedonismo, pondo mesmo de parte as grandes leis que deviam nortear a pessoa humanismo para se entregar ao prazer, e chamando modernismo” a aberrações contra a lei natural. O homem torna-se pior que os bichos. 
Toda a Igreja é missionária, e a Igreja somos nós, pedras vivas na construção do Reino de Deus. Nossa vocação para Deus com fé e respeito, com dignidade, contagiando de esperança todos os povos. Temos de gritar a Boa Nova mesmo que nos queiram calar. Este é um compromisso urgente e inadiável.


Comentários

Mensagens populares