SUDÃO DO SUL Igreja tenta o diálogo


Os conflitos levam a...

O Bispo de Wau, Rudolf Deng Majak, reuniu com o governador do estado de Western Bahr al Ghazal numa tentativa de encontrar um compromisso para evitar nova violência após o assassinato por militares de pelo menos 10 jovens que participaram num protesto em março.
A fonte da tensão é a decisão de sair do Condado de Wau, capital de Bahr Ghazal ocidental, a cidade vizinha de Bagare. De acordo com várias fontes de MISNA na cidade, ainda há centenas de pontos de verificação de jovem guarda erguidas ao longo de algumas estradas que levam para fora do centro da cidade. Em Wau há, na verdade, um toque de recolher de noite e a tensão permanece alta.
De acordo com as informações obtidas pela MISNA, domingo – dia 9 -, soldados abriram fogo contra um grupo de jovens que tinha chegado a casa do governador do estado. As fontes dizem que entre domingo à noite e hoje nos hospitais da cidade foram internadas mais de 30 pessoas feridas em confrontos entre manifestantes e soldados.
O governo justificou a decisão de sair do Condado com razões administrativas. De acordo com algumas versões reunidos, não é impossível que os protestos das últimas semanas e a violência no domingo também estejam ligados à rivalidade entre algumas das mais de 60 comunidades étnicas no sul do Sudão. O país tornou-se independente de Khartoum em julho de 2011, após uma guerra civil que durou mais de 20 anos. MISNA 11.12.2012

Comentários

Mensagens populares