Colaboração económica e social dos cristãos por ARMANDO SOARES

Colaboração ecuménica dos cristãos


No capítulo II, artigo 1, o decreto Ad gentes do Concílio Vaticano II sobre a actividade missionária da Igreja, dão se orientações sobre o testemunho cristão na obra da Igreja. A Igreja deve estar presentes nos diferentes agrupamentos humanos espiritual e materialmente. Pela Palavra e pelo testemunho das boas obras. A caridade é o maior anúncio da mensagem de Cristo. Deus quer converter o homem todo, e por isso deve colaborar para que este cresça integralmente: espírito, alma e corpo. Através da educação, escolas a todos os níveis, saúde, promoção humana e cultural… Nos 13 anos em que leccionei no Ensino Secundário em Moçambique, senti-me tão missionário como aquele que ia ordinariamente às comunidades fazer o anúncio da Palavra. Aliás eu também o fazia na cidade. Mas a este propósito dou a palavra ao decreto Ag gentes (cap II,1.12)
«Trabalhem e colaborem os cristãos com todos os outros na recta ordenação dos problemas económicos e sociais. Dediquem-se, com cuidado especial, à educação das crianças e da juventude por meio das várias espécies de escolas, as quais hão-de ser consideradas não só como meio exímio de formação e promoção da juventude cristã, mas também, simultaneamente, como serviço da maior importância para os homens, e em particular para as nações em vias de desenvolvimento, a fim de elevar a dignidade do homem e preparar condições de vida mais humanas. Além disso, tomem parte nos esforços dos povos que, lutando contra a fome, a ignorância e a doença, se afadigam por melhorar as condições de vida e por assegurar a paz no mundo. Nesta actividade prestem os fiéis, com prudência a sua colaboração efectiva às iniciativas promovidas pelas instituições particulares e públicas, pelos governos, pelos organismos internacionais, pelas diversas comunidades cristãs e religiões não-cristãs.
A Igreja, porém, não quer, de maneira nenhuma, imiscuir-se no governo da cidade terrena. Nenhuma outra autoridade reclama para si senão a de, com a ajuda de Deus, estar ao serviço dos homens pela caridade e pelo serviço fiel.
Intimamente unidos com os homens na vida e no trabalho, os discípulos de Cristo esperam oferecer-lhes o verdadeiro testemunho de Cristo e trabalhar na salvação deles, mesmo quando não podem anunciar plenamente a Cristo. Porque não procuram o progresso e a prosperidade material dos homens, mas promovam a sua dignidade e fraterna união, ensinando as verdades religiosas e morais, que Cristo esclareceu com a Sua luz. Deste modo, vão abrindo pouco a pouco o acesso mais pleno a Deus. Assim, os homens são auxiliados na aquisição da salvação pela caridade para com Deus e para com o próximo, e começa a brilhar o mistério de Cristo, no qual apareceu o homem novo que foi criado segundo Deus (Ef 4, 24) e no qual se revela a caridade divina».
Sejamos discípulos de Cristo imbuídos do seu espírito e comprometidos na ajuda aos que mais precisam para progredirem na verdadeira dignidade humana.

Comentários

Mensagens populares