FUNCHAL «E Deus criou a mulher» por ARMANDO SOARES


31/05/2011 at 15:39


Feira do Livro por Armando Soares *
Os textos sagrados, mesmo quando aparecem como opressores da mulher, são sempre um apelo à sua libertação, afirmou o Professor Anselmo Borges.
Apesar do que se diz muitas vezes, a mulher continua a ser escravizada e inferiorizada perante o homem. É este o perfil do livro “E Deus Criou a Mulher”, lançado no dia 20 de Maio pp. na Feira do Livro Funchal – 37 ª edição – no Funchal.
O livro foi brilhantemente apresentado, perante numerosa assistência, por Anselmo Borges, padre da Sociedade Missionária Portuguesa, professor de Filosofia na Universidade de Coimbra e colunista do Diário de Notícias.
Este Coordenou a obra que foi o resultado do Colóquio “Mulheres e Teologia”, realizado na Faculdade de Letras, em Coimbra, com uma grande participação.
Anselmo Borges passou perante a audiência uma história das religiões e civil de acentuado cariz machista: “nós os homens”…os deuses, o criador, os imperadores, os heróis das batalhas, os vencedores, os guerreiros,os investigadores, os sacerdotes, os faraós, os teólogos, os monarcas, os Presidentes, os
Patriarcas, os Juízes, os filósofos, os grandes escritores,…
A mulher foi e ainda é inferiorizada perante o homem como: a pecadora (Eva), a grande esquecida, a serva ou escrava do homem, a causadora do mal, inferiorizada na sociedade quer civil quer religiosa.
Anselmo Borges deu uma machadada forte no machismo apelando para a iguadade de direitos.Terminou dizendo que Jesus Cristo foi grande defensor e protector da mulher.
O livro terá de certeza grande êxito, pela actualidade do tema
numa sociedade em mudança.
* Padre e Jornalista

Comentários

Mensagens populares