FILIPINAS Ajuda externa e visita da Presidente Aquino

Tufão Bopha: cerca de 500 mortos.


Começaram a chegar hoje ajudas do exterior destinadas à população de Vale de Compostela e Davao Oriental, as duas áreas da ilha de Mindanao, mais afectadas pela passagem do tufão Pablo (Bopha). Os relatórios de imprensa local nas Filipinas que estão a seguir a situação nas regiões centrais e Sul que, durante a última década, na sua maioria foram poupadas por estes fenômenos.
A Bataan nova (Vale de Compostela) é chegou a Presidente Benigno Aquino, que visitou algumas das áreas devastadas pelo tufão: "precisamos entender - diz Aquino – estas tragédias e como evitá-las... Estou aqui para ouvir explicações, não porque é hora de acusações, mas porque é hora de começar a trabalhar." Aquino continuará a trabalhar para encontrar novas formas e novos mecanismos de prevenção: "nosso objectivo é reduzir a zero as mortes provocadas por essas catástrofes naturais".
O número de mortos da catástrofe em Mindanao sobe para 327, e com desaparecidos estão efetivamente 380. De acordo com estimativas relatadas pela imprensa das Filipinas também são cerca de 300 mil pessoas de várias maneiras afectadas pelo tufão, a maioria destas tendo ficado sem casa. MISNA 7.12.12

Comentários

Mensagens populares