Vila Boa do Bispo Uma aldeia que se incultura e ollha para o futuro

Mosteiro de Santa Maria de Vila Boa do Bispo


É uma freguesia do concelho do Marco de Canaveses, no distrito do Porto. Com salpicos de história ligada a monarcas, a moiros, a frades e terra de bem viver, porque de um povo trabalhador. A Igreja do Mosteiro é um ex-libris, tendo celebrado o seu Milénio. Ali muito rezaram, muito trabalharam e muito ensinaram os frades, através dos tempos. A Quinta é hoje um lugar aprazível para banquetes.
Desde o lugar da Cabreira até ao rio Tâmega, numerosos ribeiros, nos quais existiram muitos moinhos para moer a farinha do milho, que é uma das principais produções agrícolas. Foi-se a pesca e foram-se os viveiros da lampreia, com as barragens do Torrão e do rio Douro. Multiplicam-se as hortas e pomares. Algumas casas solarengas vão-se desfazendo com a venda aos novos endinheirados: provenientes da emigração, da indústria e exportação do granito, de empresas de construção civil.
Nos vários lugares multiplicam-se as capelas senhoriais ou lugarejas, onde grupos da população rezam o terço no mês de Maio. E as comunicações são bastante boas, embora nunca sejam o que as pessoas querem. E moem a cabeça da juventude da autarquia.
Pavilhões desportivos, Centro de Dia, Fundação Santo António para a Terceira idade. Nesta terra, como em muitas outras, os Padres (vários missionários)  - e com referência especial para o P. Vales: Pároco e Casa do Povo - são ainda os que animam as grandes actividades da freguesia procurando o bem dos seus paroquianos e levando o nome de Vila Boa pelo mundo fora.
(Enviado para JN mas não publicado)i

Comentários

Mensagens populares