AMERICA LATINA 1.Areópagos da missão por ARMANDO SOARES

Da América Latina fazem parte 20 países.


A América Latina é um continente com realidades variadas e até contraditórias nos países que dele fazem parte. É um continente fascinante, jovem, ricos em recursos naturais, hospitaleiro, criativo e religioso onde convivem numerosas culturas, importadas ou das populações indígenas. Mas é também um continente de injustiças sociais, de opressão, de exploração, de corrupção sistemática, de pobreza, de marginalização e de identidades frágeis. Liberdade e independência são exaltadas, mas também vigorosamente negadas ou espezinhadas ao longo da sua história ou fortemente limitadas por potências  estrangeiras que roubam as imensas riquezas naturais, através das multinacionais. Continente denominado “continente da esperança” embora conserve gravadas no rosto as feridas do desespero.
Continente com uma população católica e cristã numerosa, mas votada ao abandono maciço e oficial da Igreja. Apesar das contradições percorre um caminho reformador, procurando encarnar a tradição viva da Igreja saída do Vaticano II: na pastoral, na catequese, na promoção humana, no compromisso social e na reflexão teológica contextualizada na nova evangelização. Quais são as situações ou areópagos, pessoais, socioeconómicos, políticas, culturais e religiosas que esperam ser evangelizadas, e nas quais se de concentrar a missão da Igreja?
Terá de ser uma resposta a todo este complexo de questões, assumindo “o .. ser discípulos e missionários de Jesus Cristo, nas tarefas que dignifiquem o homem e trabalhando junto dos demais cidadãos e instituições para o bem do ser humano” (Documento da Aparecida (DA), n. 384).

O Documento da Aparecida aponta os areópagos que devem ser prioritários por parte das Igrejas: o mundo das comunicações, a construção da paz, o desenvolvimento e a libertação dos povos, sobretudo das minorias, a ecologia e a protecção da natureza. Não esquecendo o da cultura.
Quais as realidades urgentes para as quais a Igreja de fazer convergir suas forças?
Fazer a leitura dos acontecimentos à luz da Palavra de Deus;
Metade da população vive abaixo do nível de pobreza, em condições sub-humanas. A braços com a fome, as doenças, a impossibilidade de curar as crianças, o aviltamento causado pelo sofrimento contínuo”;
Não há assistência na saúde, multiplica-se o desemprego;
As pessoas são obrigadas venderem-se: prostituição, trabalho infantil, tráfico de órgãos, mundo da droga;
Só no mundo só há 5% dos bens reservado a 75% da humanidade, a humanidade não terá futuro…
É uma grande anomalia que os países latino- americanos, ricos em recursos naturais, contem com amplas camadas da população que vivem abaixo do limite de pobreza. «Metade da população está sujeita às condições desumanas. São tangíveis a fome, as doenças, a impossibilidade de curar as crianças, a falta de água potável, a sub-alimentação, o aviltamento pelo sofrimento contínuo», diz Eduardo Galeano.
A Exortação Apostólica de João Paulo II evoca os “pecados sociais que clamam ao céu, porque geram violência, rompem a paz e a harmonia entre as comunidades de uma mesma nação, entre as nações e as distintas zonas do continente» (Ecclesia in America, 56).
Por isso, é oportuno analisar, antes de tudo, quais são os pecados sociais de que fala a mencionada Exortação Apostólica. Nesta fase da crise financeira mundial, certamente causada pela especulação perversa e iníqua de capitais e pelo livre comércio, filho de um capitalismo desenfreado, a situação agravou-se, aliás, tornou-se trágica e parece insolúvel.
O Cristianismo é uma religião inserida na história, e a Igreja deve acompanhar e fazer-se acompanhar pela humanidade, proclamando a força salvífica do Evangelho de Cristo.

Comentários

Mensagens populares