AIC Síntese da última Assembleia Geral da Aiic

AIC
Síntese da última Assembleia Geral da Aiic
Na última Assembleia Geral da AIC, realizada no passado dia 27 de Fevereiro e presidida pelo Cónego João Aguiar Campos, foram aprovados os documentos relativos ao Relatório de Gestão e Contas e Relatório de Actividades do exercício de 2014, cujo resultado negativo se ficou a dever ao deficit gerado pela realização do último congresso e à quebra de receitas provenientes da quotização dos nossos associados. Foi também aprovado o Orçamento Previsional e Plano de Actividades para 2015 A eleição dos novos órgãos sociais foi outro dos pontos da ordem de trabalhos, tendo merecido a unanimidade dos associados presentes na sessão, realizada na Casa de Nossa Senhora do Carmo, em Fátima, cuja composição segue em anexo. Da parte da nova direcção, agora presidida pelo Pe. Elísio Assunção, até então vice-presidente, há a vontade de prosseguir o trabalho realizado pela associação, com optimismo e esperança em relação ao futuro, apesar das grandes dificuldades que o sector atravessa. A nova legislação para o sector e o acompanhamento da situação, tendo como parceiro a API – Associação Portuguesa de Imprensa, vai merecer principal atenção nos próximos tempos, a par da captação de novos associados e a gestão dos processos relacionados com a Lusa e o Cenjor.
Ao nível da prestação de informações aos associados, o Pe. Elísio Assunção informou que, por motivos pessoais, não foi possível estar nesta sessão o Dr. Jorge Martins, o Chefe de Gabinete do Secretário de Estado responsável pela pasta da Comunicação Social, Pedro Lomba, que tinha como intuito vir falar sobre a Nova Legislação dos Incentivos do Estado. Contudo, o presidente da direcção partilhou com os associados diversas questões, nomeadamente o novo papel que as CCDR’s vão ter no relacionamento com os órgãos de comunicação social regionais, cuja competência esteve até agora atribuída ao GMCS - Gabinete para os Meios da Comunicação Social. Os associados foram sensibilizados para a utilização da cláusula 5 do acordo celebrado com os CTT que permite um desconto significativo no envio das publicações por expedição postal. De forma a poderem candidatar-se aos incentivos estatais, as Fábricas de Igreja detentoras de jornais deverão criar um departamento de comunicação e efectuar esse registo na ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
Nesta sessão foi feita uma breve homenagem ao falecido Vítor Serra (jornal Reconquista – Castelo Branco e ex-membro dos órgãos sociais da AIC) pelo trabalho desempenhado em prol da comunicação social de inspiração cristã. A associação entregou uma placa evocativa aos representantes do jornal presentes na reunião. Também o papel desenvolvido pelo presidente da direcção cessante, Cónego António Salvador dos Santos, foi alvo de homenagem pelos órgãos sociais, tendo sido entregue igualmente uma singela placa de agradecimento pelo trabalho desempenhado em prol da associação e da imprensa portuguesa.
O Pe. Elísio Assunção, no final, reiterou a disponibilidade da direcção para responder a todos os pedidos e envio de sugestões dos associados, pois só assim a imprensa sairá reforçada e, principalmente, a nossa associação.
Nesta reunião foi aprovada a admissão, como novo associado, do jornal “Notícias de Vila Real”. A Direcção da AIC
11 de Março de 2015
in VM abril 2015, p.4

Comentários

Mensagens populares