NIGERIA BOKO HARAM Cruz vermelha denuncia crise humanitária


NIGERIA
BOKO HARAM  Cruz vermelha denuncia crise humanitária

Maiduguri

11 de março de 2015-13.01 AFRICA

O avanço da Boko Haram e os contra-ataques militares são a causa de "uma crise humanitária generalizada" na região do lago Chade, onde se cruzam as fronteiras de quatro países: a denúncia em um comunicado do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV ).
"A violência que grassa na Nigéria - enfatiza a organização - forçou centenas de milhares de pessoas a deixar seu país e ultrapassou as fronteiras, atingindo países vizinhos, Chade, Níger e Camarões, onde a situação humanitária está se deteriorando rapidamente ".
O CICV salienta que muitas pessoas fugiram com nada e só podem esperar ajuda de parentes ou amigos. O influxo de civis que fogem das áreas rurais, mais exposto às incursões de Boko Haram, tem também feito crescer a população da cidade. Estima-se, por exemplo, que a população de Maiduguri, a capital do estado nigeriano de Borno, passou em alguns meses de um a dois milhões. Fortes aumentos foram também outros centros do nordeste da Nigéria, como Yola e Gombe, onde os refugiados estão alojados em acampamentos, escolas ou outros prédios públicos.
Violência e luta, por outro lado, têm levado muitos a atravessar as fronteiras nacionais. A Cruz Vermelha estima que distribuiu rações alimentares a cerca de 45.000 nigerianos chegaram à região de Diffa, no sudeste do Níger.  MISNA

Comentários

Mensagens populares