MÉDIO ORIENTE Ataques aéreos liderados pelos sauditas no Iémen alvo redutos xiitas

MÉDIO ORIENTE
Ataques aéreos liderados pelos sauditas no Iémen alvo redutos xiitas
Ataques aéreos sauditas liderada atingiram capital do Iémen e da cidade reduto xiita de Saada. Outros ataques aéreos tem como alvo acampamentos do exército geridos pelos comandantes leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh.

Ataques aéreos e explosões atingem capital do Iémen, Sana, pelo segundo dia nesta sexta-feira como ataques aéreos liderados pela Arábia  Saudita alvejado a milícia Houthi, informou a Associated Press. Pelo menos 39 pessoas foram mortas  na quinta-feira e sexta-feira.
De acordo com as autoridades militares no Iémen, ataques aéreos pesados ​​também alvejado norte da cidade de Saada, reduto dos rebeldes xiitas.
Os funcionários também dizem que outros ataques aéreos alvo acampamentos do exército geridos pelos comandantes leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh. As unidades militares leais a Saleh estão lutando ao lado de rebeldes xiitas Houthi.
No sul do Iémen, fora Aden, Houthis lutou tiroteios com milicianos leais ao actual presidente Abd Rabbuh Mansur Hadi, que desde então fugiu para a Arábia Saudita.
De acordo com a agência de notícias oficial da Arábia Saudita, os voos internacionais e domésticos de e para cinco aeroportos do sul do país retomado na madrugada de sexta-feira. Arábia Saudita havia suspendido os voos internacionais e domésticos em sete aeroportos no sul na quinta-feira depois de Riyadh e seus governos do Golfo aliados  lançou ataques aéreos contra rebeldes Houthi no Iêmen.

Papel do Paquistão na crise
O ministro da Defesa paquistanês Khawaja Asif, disse nesta sexta-feira que não tomou nenhuma decisão se devia dar apoio militar à coalizão liderada pela Arábia.  No entanto, prometeu defender os sauditas contra qualquer ameaça.
O escritório do primeiro-ministro paquistanês Nawaz Sharif disse na quinta-feira qualquer ameaça para a Arábia Saudita iria "evocar uma resposta forte" de Islamabad.
Sharif tem desfrutado de relações estreitas com a família real saudita. Depois de seu segundo mandato como primeiro-ministro foi encerrado por um golpe militar em 1999, ele foi enviado para o exílio na Arábia Saudita.
A acção militar está crescendo num conflito regional e também numa nova frente na rivalidade entre a Arábia Saudita e Irão.
Irão exigiu o fim imediato das operações militares sauditas lideradas no Iémen na quinta-feira e disse que faria todos os esforços necessários para controlar a crise lá.
Os Houthis foram removidos dos seus centros do norte nas últimas semanas, e tomaram grande parte do país.
 sms (Reuters, AP)

Ataques aéreos sauditas lideradas continuar ao longo Iêmen


Aviões de guerra da Arábia Saudita e aliados árabes têm atingido o Iémen numa segunda noite numa campanha contra os rebeldes iemenitas xiitas Houthi. Irão denunciou o bombardeio. Os EUA dizem ter compartilhado inteligência em alvos Houthi. (2015/03/27)  

Comentários

Mensagens populares