VALADARES Colaboradores Missionários chamados à “Beleza da Santidade”

VALADARES
Colaboradores Missionários chamados à “Beleza da Santidade”
Grupo em frente do Seminário de Valkdares


Texto: Rui Ferreira
Foto: P. Zacarias

No passado dia 15 de Março, Domingo Laetare (IV da Quaresma), um grupo de Cooperadores dos Missionários da Boa Nova reuniu-se no Seminário da Boa Nova, em Valadares, para uma tarde de oração, reflexão e partilha. Estiveram presentes cooperadoras e cooperadores de: Esmoriz, Madalena, Jovim, Pedroso, Valadares e Vilar do Paraíso. Os missionários P. Tomás Borges, Hipólito Vida e Rui Ferreira animaram este encontro no Domingo da Alegria.
Após o acolhimento (15h00), o P. Tomás Borges recordou-nos que Deus nos convida e convoca para sermos santos: “Todos na Igreja são chamados à santidade” (Constituição Dogmática Lumen  Gentium, 39). “O verdadeiro missionário é o santo”, lembrou-nos S. João Paulo II (cf. Carta Encíclica Redemptoris Missio, 90-91). Na base do dinamismo missionário, está a santidade das primeiras comunidades cristãs, tocadas pela santidade de Jesus Cristo. Tal como os missionários, também os seus cooperadores devem procurar ser santos. Temos que elevar a fasquia, pois apenas a “beleza da santidade” é capaz de atrair alguém para Cristo.
A oração, enquanto relação de amizade com Deus, é uma via privilegiada para a santidade. Como tal, prolongando as 24 horas para o Senhor, pedidas pelo Papa Francisco, tivemos uma hora de adoração, em que nos colocámos sob o olhar misericordioso do Senhor, capaz de nos converter e transformar. Lembrámo-nos, porém, que “a melhor oração é amar”. Na verdade, a verdadeira contemplação – mística de olhos fechados – conduz-nos à missão – mística de olhos abertos.
Por último, partilhámos um lanche que terminou com a promessa: “vou levar-te comigo, vou levar-te comigo, meu irmão …”. Ansiamos reencontrar a todos na Festa Missionária (Cucujães, 24 de Maio) e na Peregrinação Missionária (Fátima, 20 e 21 de Junho).

De 18 a 21 de Março o P. Farias e Ir. Joaquim foram visitar as auxiliares e cooperadores do Alto Minho. Começaram por Ponta da Barca, Arcos de Valdevez, Monção e Melgaço. Foi o encontro com colaboradores que há muito não eram visitados.

Programação de actividades
FT CARTAZ FT MIS CUCUJAES / PEREGRINAÇÃO

A festa Missionária em Cucujães no dia 24 de Maio e a Peregrinação Missionária a Fátima nos dias 20 e 21 de Junho já estão a merecer o empenho de muitos/as dos nossos/as auxiliares e colaboradores. São as celebrações da Família Boa Nova dos 85 anos da sua criação. Já temos cartazes. Quem precisar peça e enviaremos. Se alguém tiver algum autocarro pela primeira vez para a peregrinação a Fátima comunique-nos para o podermos alugar. Vamos empenhar-nos todos nesta actividade e trazer gente nova.

Semana de animação Missionária e Pastoral vocacional em Cernache do Bonjardim
De 13 a 19 de Abril vão estar em Cernache os Padres Farias, Pinho e Ir. Conceição da Boa Nova para uma semana de animação missionária e pastoral vocacional. Nessa semana vão visitar as auxiliares dessa área: Proença, Sertã, Pedrógão…

Dia 19 de Abril o P. Farias vai passar o dia em Tomar:
De manhã celebrações da Eucaristia em Santa Maria dos Olivais e S. João Baptista.
15.00 – Encontro na Igreja de S. João Baptista para todos/as auxiliares e cooperadores da área de Tomar: Serra, Olalhas, Assentiz, Santa Cita…
17.00 – Adoração ao SS. Sacramento
18.30 – Celebração em Santa Maria dos Olivais.

Animação Missionária e Vocacional em Vilar do paraíso

Em Abril estaremos em Vilar do Paraíso: 

Comentários

Mensagens populares