MIANMAR «LIMPEZA ÉTNICA» da minoria muçulmanos rohingya

MIANMAR
«LIMPEZA ÉTNICA» da minoria muçulmanos rohingya
Em Mianmar (Birmânia) é consumida a limpeza étnica
da minoria Rohingya

Maio de 2013: As autoridades no estado ocidental de Rakhine, Mianmar, introduziram uma regulamentação local de planeamento familiar que estabelece um limite de dois filhos às famílias do grupo minoritário muçulmano rohingya, numa tentativa de restringir o “crescimento populacional rápido” e “conter a violência sectária”. Ao contrário de outras minorias no país, as famílias rohingya não têm plenos direitos de cidadania em Mianmar são vistas por muitos como imigrantes ilegais.

A regulamentação segue-se a propostas feitas por uma comissão do Governo central criada em 2012 para investigar a violência anti-rohingya no estado ocidental de Rakhine. Este painel criado pelo presidente Thein Sein tem vinte e sete membros de diferentes origens. Uma declaração da comissão demonstrou que é pouco provável que os muçulmanos rohingya deslocados regressem a casa em breve, argumentando que a segregação generalizada de budistas e muçulmanos é uma solução temporária que deve ser aplicada por agora. O relatório elaborado pela comissão pró-governamental concentra-se nas “preocupações” expressadas pela maioria budista no estado de Rakhine em relação ao crescimento da população muçulmana.

Activistas e organizações de direitos humanos têm sérias dúvidas e desconfianças sobre a proposta. A Human Rights Watch, com sede nos EUA, afirma que as autoridades estão envolvidas numa “limpeza étnica” virtual na área. Aung San Suu Kyi, a conhecida líder da oposição birmanesa, disse que, caso seja confirmado, o limite imposto de dois filhos é “uma violação flagrante dos direitos humanos”.
De Junho de 2012 a Maio de 2013, a região tem sido palco de violentos confrontos entre budistas birmaneses e muçulmanos rohjngya (que constituem cerca de 800 mil em todo o país), nos quais morreram cerca de 200 pessoas, deixando mais de 140 mil deslocados.

Fontes: www.AsiaNews.it, 1, 24 e 28 de Maio de 2013.

Comentários

Mensagens populares