VATICANO «O ESTILO» dos cristãos deve ser a humildade

VATICANO
«O ESTILO» dos cristãos deve ser a humildade


29/03/2015 (09:21)


 Papa Francisco disse hoje que “o estilo” dos cristãos deve ser a humildade e que «o caminho de Cristo” é o da «vaidade, do orgulho e do êxito», durante a celebração do Domingo déramos, que comemora a entrada de Jesus em Jerusalém.
A humildade é um “estilo que nunca deixará de surpreender-nos e por-nos em crise: nunca nos acostumaremos a um Deus humilde”, disse na homilia da celebração litúrgica com motivo na festividade de hoje, que abre a acção litúrgica da Semana Santa. Em contraposição a esse “estilo” a que se referiu o pontífice pôs o exemplo de “outra via, contrária ao caminho de Cristo: a mundanidade. Mundanidade nos oferece o caminho da vaidade, do orgulho, do êxito”.
O pontífice recordou que esta outra via “o maligno a propôs também a Jesus durante quarenta dias no deserto. Mas Jesus a afastou sem duvidar”.
“E também nós podemos vencer esta tentação, não só nas grandes ocasiões, mas também nas circunstâncias ordinárias da vida”, disse.
Francisco elogiou o exemplo de “muitos homens e mulheres que, em silêncio e sem fazer-se notar, renunciam cada dia a si mesmos para servir os outros: um familiar doente, um idoso sozinho, uma pessoa incapaz…”,
O papa repassou na sua homilia os momentos mais importantes das acções da Semana Santa, como “o desprezo dos chefes do povo” por Jesus, “a traição de Judas” ou “os insultos do povo”. EFE


Comentários

Mensagens populares