JUVENTUDE redes sociais Media: Grande oportunidade da internet é «escutar» os jovens – Jesús Colina
JUVENTUDE redes sociais
Media: Grande oportunidade da
internet é «escutar» os jovens – Jesús Colina
Set 28, 2018 - 11:09
Diretor editorial da Aleteia
destacou resultados de inquérito global sobre religião nas redes sociais
Foto: Agência ECCLESIA/CB |
Jesús Colina, diretor editorial da rede
global Aleteia.org, disse hoje em Fátima que a grande oportunidade da internet
é “escutar” os jovens, conhecendo as suas preocupações e gostos.
“Escutar, na internet, é uma nova oportunidade, como nunca tinha
existido”, assinalou o responsável, nas Jornadas de Comunicação Social e
Digital, que decorrem desde quinta-feira.
O fundador da Aleteia apresentou aos participantes os resultados de um
inquérito sobre quem são os jovens que partilham conteúdos religiosos nas redes
sociais, uma análise relativa aos dados relativos a 540 milhões de perfis no
facebook e instagram.
A análise mostra que 4% tem interesse em conteúdos religiosos cristãos.
Portugal está no 3.º lugar dos “jovens interessados em religião” na
Europa, empatado com a Lituânia e Malta, apenas atrás da Itália e da Polónia.
O estudo sobre jovens dos 18 aos 25 anos mostra que os portugueses que revelam interesse na religião têm duas caraterísticas particulares: “um nível de educação mais elevado do que a média e interesse por questões sociais”.
A nível mundial, o líder é Timor-Leste, com 33,3% jovens nas redes sociais
interessados em religião; seguem-se Costa Rica, El Salvador, Paraguai, Brasil,
Porto Rico, Itália, Guatemala, Peru, Polónia e Nicarágua.
Os maiores influenciadores nas redes sociais são personagens de sucesso
que “abraçaram uma causa”; já nos jovens que manifestam interesse pela
religião, o maior “influencer” é o Papa Francisco.
Jesús Colina advertiu que a ‘Geração Z’ perdeu referência sociais e vive
“numa sociedade muito contraditória”.
O painel desta manhã contou ainda com a intervenção de Fábio Ribeiro,
professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, investigador na
Universidade do Minho, que falou sobre a relação dos jovens com as notícias
falsas.
O docente observou que tecnologia trouxe ao jornalismo um “novo
dicionário”, como “fake news” os boatos, “viral”, pós-verdade.
“A velocidade da mentira é muito mais rápida do que a verdade”, advertiu.
Fábio Ribeiro recordou que o tema das fake news foi colocado pelo Papa na
agenda com a mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2018.
A sessão foi moderada pelo padre António Valério, diretor da Rede Mundial
de Oração em Portugal, o qual recordou que “praticamente desde o começo da
internet, a Igreja esteve ligada à comunicação digital”. OC|Ecclesia
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