MEDIA EVANGELIZAÇÃO: «A internet não é uma ferramenta de evangelização» – Irmã Xiskya Valladares
MEDIA
EVANGELIZAÇÃO: «A internet não é uma ferramenta de
evangelização» – Irmã Xiskya Valladares
Set 14, 2018 - 18:20
Jornadas analisam produção e
distribuição de conteúdos digitais
Lisboa, 16 set 2018
(Ecclesia) – A cofundadora do projeto iMisión considera que a internet “não é
uma ferramenta de evangelização”, mas sim um ambiente de “boas práticas” que
funcionam porque “têm em conta a natureza relacional da Rede e a vivência do
Evangelho”.
Para a irmã Xiskya
Valladares, da Nicarágua, é possível identificar a “natureza relacional da rede
e a vivência do Evangelho”, nomeadamente no Twitter, Facebook e
Instagram.
A “monja twiteira”,
como é conhecida, é uma das oradoras das Jornadas Nacionais de Comunicação
Social e das III Jornadas de Comunicação Digital, que vão decorrer em Fátima
nos dias 27 e 28, sobre o tema “APPlica-te”.
“A internet não é uma
ferramenta de evangelização. É um lugar, um ambiente. Não existem receitas para
a evangelização digital, mas sim boas práticas que funcionaram para outros.
Essas boas práticas funcionam porque têm em conta a natureza relacional da Rede
e a vivência do Evangelho. Nesta conferência veremos algumas delas no Twitter,
Facebook e Instagram”, afirma a irmã Xiskya Valladares.
As Jornadas vão
contar também com a presença de Juan Della Torre, da “la machi – comunicación
para buenas causas”, da Argentina, para indicar as “chaves para fazer uma APP
religiosa”.
A decorrer na Domus
Carmeli, em Fátima, as Jornadas começam com uma conferência de Nelson Vicente,
diretor Digital do Grupo Renascença Multimédia, para apresentar “novas
tendências digitais” e as transformações que a internet provocou no trabalho,
na comunicação e nos relacionamentos.
O tema “dicas para um
Marketing Digital eficaz e ético” vai ser apresentado por Patrícia Dias,
professora e investigadora na Universidade Católica, e Inês Teixeira-Botelho,
investigadora e consultora.
“Na nossa
intervenção, olhamos para duas faces complementares do Marketing Digital: a
quantitativa, que nos permite, através de métricas cada vez mais precisas,
ajustar a nossa comunicação e ofertas a cada utilizador; e a qualitativa, que
procura compreender o comportamento humano para além dos números e
estatísticas, e que busca a construção de relações assentes em valores”,
afirmam as conferencistas na apresentação do tema.
O programa das
Jornadas Nacionais de Comunicação Social e das III Jornadas de Comunicação Digital
está divulgado em www.ecclesia.pt/jornadas2018,
onde se refere também o perfil curricular dos conferencistas e uma síntese de
cada apresentação.
As Jornadas são
promovidas e organizadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e
pela Rede Mundial de Oração do Papa.
Comentários
Enviar um comentário