A alegria na Bíblia por Armando Soares

A alegria que encontramos na cena da Visitação de Maria a sua prima Isabel é extraordinária, é um ambiente de enlevo espiritual com a presença do Precursor, de Jesus, de Maria e de pessoas que verdadeiramente amavam a Deus. Onde está Deus reina a alegria. Alegria que não pode conter-se mas que irrompe em exultação, em júbilo, em acção de graças a Deus que olha para os pequeninos, os humildes, os pobres, os de alma aberta à acção do Espírito. É esta mesma exultação e júbilo que encontramos nos Salmos e noutros livros sagrados. Até o povo de Israel rejubila, canta e dança de alegria depois do sofrimento, do castigo que Deus lhe manda para o chamar à verdade da vida e à beleza do seu Deus. Isto porque é um Deus misericordioso, é um Pai querido e que nos ama.
Vamos citar alguma expressões de júbilo na Sagrada Escritura:
Por que fugiste ocultamente, e te esquivaste de mim, e não me fizeste saber, para que eu te enviasse com alegria, e com cânticos, e com tamboril, e com harpa? (Gn 31, 27)
Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. (Ps 126, 6)
Apegue-se-me a língua ao paladar se me não lembrar de ti, se não preferir Jerusalém à minha maior alegria. (Ps 137, 6)
E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhos neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho. (Ecl 2, 10)
Porque o SENHOR consolará  Sião, e consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden e a sua solidão, como o jardim do SENHOR; gozo e alegria se acharão nela, acções de graças e voz de melodia. (Is 51, 3)
Assim, voltarão os resgatados do Senhor e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão.(Is 51,11)
Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a ele com cânticos. (Ps 100,2)
Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, gozo (Is.65, 18); destilam sobre os pastos do deserto, e os outeiros cingem-se de alegria. (Ps 65, 12)
Achando as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. (Jr 15,16)
Formoso de sítio e alegria de toda a terra é o monte Sião sobre os lados do Norte, a cidade do grande Rei. (Ps 48, 2)
Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão; fui com eles à Casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão em festa. (Ps 42, 4) 
Do riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta? (Ecl 2, 2) porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. (Mt 13, 20)
E escrevi-vos isso mesmo para que, quando lá for, não tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me, confiando em vós todos de que a minha alegria é a de todos vós. (2 Cor 2, 3) Bíblia Sagrada Online
Um santo triste é um triste santo. A  palavra da Bíblia é um apelo a vivermos a alegria, a felicidade de sermos cristãos, a testemunhar que a vida é bela e tem sentido. A combater a corrupção e o desespero. Nós cristãos, temos de ser profetas da alegria num mundo que se suja moralmente e vive na miséria de não saber que tem como destino uma pátria e Alguém que o espera com carinho e amor.

Comentários

Mensagens populares