BENTO XVI: Com Deus ou sem Deus tudo muda


O Papa Bento XVI alertou esta sexta-feira, 25, no Vaticano, para a necessidade dos cristãos contrariarem uma “mentalidade” social que ameaça cada vez mais “renunciar a toda e qualquer referência” de Deus.
“Nunca nos deveríamos cansar de propor sempre de novo esta questão, de recomeçar a partir de Deus, para voltar a dar ao homem a totalidade das suas dimensões, a sua plena dignidade”, salientou o Papa, uma mensagem dirigida ao Conselho Pontifício para os Leigos e publicada pela sala de imprensa da Santa Sé.
O Conselho Pontifício para os Leigos encontra-se reunido em assembleia plenária para reflectir sobre “A questão de Deus, hoje”.
Bento XVI classificou o assunto em debate como uma interrogação fundamental, que conduz o homem “às aspirações de verdade, felicidade e liberdade que habitam o seu coração e que aguardam concretização”.
“O homem que desperta em si a questão de Deus abre-se à esperança, a uma esperança digna de fé, pela qual vale a pena enfrentar a fadiga de caminhar no presente”, sublinhou.
Para o Papa, a renúncia social “a toda e qualquer referência ao transcendente” tem feito com que as pessoas sejam incapazes de “compreender e preservar o humano”.
Uma lacuna que, acrescenta, está bem visível numa crise que antes de ser “ económica e social, é uma crise de significado e de valores”.
“Quando o homem se limita a procurar existir no âmbito do que se pode calcular e medir, acaba por ficar sufocado”, apontou Bento XVI, que sublinhou a importância decisiva dos leigos para mudar esta situação, através de um “testemunho transparente da relevância da questão de Deus, em todos os campos do pensar e do agir”.
“Na família, no trabalho, como também na política e na economia, o homem contemporâneo tem necessidade de ver com os próprios olhos e de tocar com as próprias mãos que com Deus ou sem Deus tudo muda”, concluiu O APOSTOLADO 25.11.2011

Comentários

Mensagens populares