Bento XVI: a Igreja defende a dignidade do homem.

"A Igreja não defende os seus próprios interesses, mas a dignidade do homem", disse o Papa Bento XVI na segunda-feira, ao receber  o novo embaixador da República Federal da Alemanha na Santa Sé, Reinhard Schweppe.
Em sua mensagem, o Santo Padre recordou sua recente visita à sua terra natal e ofereceu uma reflexão sobre o contributo que o cristianismo pode dar a uma sociedade pluralista como a Alemanha. As pessoas estão "buscando a verdade" e que portanto, os cristãos são chamados a testemunhar a verdade em sua vida pessoal, família e Comunidade, disse o Papa.
Em particular o dever das igrejas é "defender a dignidade do homem" quando "é colocado em risco". Hoje, observou que "os valores fundamentais da existência humana" são mais uma vez postos em causa novamente.
"Somente uma sociedade que respeite incondicionalmente e defenda a dignidade de cada pessoa, desde a concepção até à morte natural – disse o Papa Bento XVI - pode ser chamada uma sociedade humana". Se, no entanto, a sociedade decide "selecionar seus membros  que mais precisam de protecção" ela "iria comportaar-se de forma profundamente desumana". Além disso, acrescentou o Papa, tal sociedade já não seria credível da perspectiva da igualdade da dignidade de todas as pessoas em todas as fases da vida, evidente a todas as pessoas de boa vontade. "
Menor ainda, continuou, temos o direito "de manipular homem" ou, então falar, da 'construção' homem: "Se a Santa Sé se expressa em legislação em matéria de questões humanas fundamentais, ela não o faz para impor a fé aos outros, mas para defender aqueles valores evidentes para todos, mesmo se várias formas de interesses parecem obscurecer esta evidência de várias maneiras."
O Papa  enfoca então "materialistas e hedonistas tendências" encontrando cada vez mais espaço nos países ocidentais, tendências que muitas vezes levam à discriminação e exploração das mulheres. Cada pessoa, homem ou mulher, advertiu, "tem a mesma dignidade" e se isso não é tido em conta "representa uma falha grave para a humanidade."
Papa Bento XVI foi particularmente crítico da ampla acessibilidade de pornografia, especialmente através da Internet. Ele garantiu o compromisso da Santa Sé para assegurar que a Igreja Católica  (em contraste com a  Alemanha) garante assegurar esta "forma de abuso" de uma "forma mais clara e decidida". Rádio Vaticano 2011-11-07.

Comentários

Mensagens populares