DARFUR NOVO ATAQUE CONTRA TROPAS DE PAZ

Um soldado da missão híbrida União Africana das Nações Unidas em Darfur (Unamid) foi morto e dois ficaram feridos num ataque de domingo por um grupo armado no sul da região oeste. O porta-voz militar da missão de manutenção da paz, disse que a equipe de capacetes azuis foi ocupada para patrulhar uma área não muito longe de Nyala, capital de Darfur do Sul, no dia do Eid al Adha, a festa islâmica do sacrifício.
"Um atentado contra as tropas de paz deve ser considerado um crime de guerra," trovejou o chefe Unamid Ibrahim Gambari, condenando "todos os actos de violência contra as tropas de paz, cuja intenção é proteger e assistir a população civil do Darfur".
É o segundo episódio do gênero durante o mês passado e eleva para 34  o número de mortos das tropas de paz em Darfur desde a implantação da missão, em 2007, com o intuito de pôr fim aos confrontos entre rebeldes armados e os soldados do exército de Khartoum em conflito – entre 2003 e 2007 – que já terá causado mais de 300.000 vítimas. NV. 08 11.2011

Comentários

Mensagens populares