ÁFRICA Produção agrícola


A queda de 8% da produção de cereais na África Ocidental e 25% para toda a área do Sahel está criando preocupações sobre a situação de insegurança alimentar eo aumento do custo de vida.A perda de produtividade devido às chuvas insuficientes e irregulares durante a última temporada chuvosa, redução dos recursos hídricos para a produção agrícola, mas também o nível dos rios cujas acções estão a diminuir.
De cordo com os últimos dados divulgados em Cotonou, após uma reunião do Comité Permanente dos estados para combater a seca no Sahel (CILSS), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Programa Alimentar (PAM, a área global de produção equivaleria a 16,6 milhões de toneladas de cereais.De acordo com especialistas, é um resultado que está dentro da média dos últimos cinco anos, mas que marca uma diminuição de 25% em comparação com a quantidade produzida em 2010. Há muitas regiões que experimentaram uma redução substancial da produtividade, incluindo o centro do Senegal, as áreas de Kayes, Koulikoro e Mopti em Mali, no centro-norte e leste de Burkina Faso, o coração agrícola da Maradi e Dosso no Níger, assim como Chad, Mauritânia e oeste da Costa do Marfim.
Além disso, gafanhotos e doenças destruíram 30% das lavouras nas áreas mais rurais do Mali, Níger, Chade e Mauritânia. O déficit regional de alimentos para animais e escassez de água resultará em grandes mudanças na comunidade que se dedicam ao pastoreio, com o risco de conflitos nas áreas de partida e de destino, incluindo o Delta do Níger, o Lago Chade, o norte das regiões Central e Norte do Golfo da Guiné. O único aspecto positivo é o superávit comercial do milho produzido a partir de Gana, Togo, Nigéria e Benin que podem exportá-lo para países em dificuldade.
Soando o alarme para a difícil situação alimentar de uma ampla gama de países na África Subsariana é a representante especial do Secretário Geral da ONU na África Ocidental, Said Djinnit, que solicitou a mobilização de toda a comunidade internacional para apoio do Sahel ", destinadas a ter que lidar com diferentes problemas" nos próximos meses. De acordo com o especialista, num contexto já instável e difícil regional, o impacto do declínio na produção de cereais será agravado "pelo regresso a casa de muitos imigrantes na Líbia anos atrás, por uma diminuição dos recursos que foram enviados a partir da Líbia e do desafio a reintegração de pessoas, muitas vezes armadas, "especialmente em Mali e Níger.
De Ouagadougou, onde havia o "nacional de cereais bolsa de valores", os agricultores, agro-alimentar empresas e comerciantes têm sugerido para promover a venda das zonas excedentárias para as deficitárias, de exercer mais controle sobre os preços, a exploração dos recursos locais e a produção de novos alimentos. O evento terminou ontem com a exibição de um filme intitulado "os povos do Sahel Sahel pode alimentar" sobre o potencial agrícola da região e os obstáculos no caminho que deve levar a segurança alimentar. Misna 01.12.2011 - 13:11

Comentários

Mensagens populares