MISNA SUDÃO: preocupações sobre o futuro do Darfur

Um bombardeio raid no modelo da Líbia ", em parte ainda incerta, eliminou da cena política um líder capaz de trazer para a negociação em Doha: Hassan Al Turabi, chefe do partido do Congresso popular (Pcp), tornou-se o exemplo dos bombardeios da OTAN contra o falecido coronel Muammar Gaddafi, para dar uma imagem da morte tocou para Khalil Ibrahim, fundador e comandante do movimento para a justiça e igualdade (Jem), os principais grupos activos no Darfur armados.
Turabi visitou a família de Ibrahim em Cartum, alegando que os acordos de Doha, que tinham sido responsáveis pelo fundador do Jem, "foram traídos pelo governo que expulsou as organizações humanitárias de Darfur e se recusou a libertar prisioneiros de guerra". Turabi disse também que neste momento é para não excluir a possibilidade de uma secessão de Darfur, como aconteceu com o sul do Sudão.
De acordo com fontes da imprensa, Khalil Ibrahim foi morto entre 19 e 24 de dezembro durante um bombardeio do exército sudanês numa área entre o norte de Darfur e Kordofan Norte. Numa nota, o Jem tem acusado do assassinato de seu líder Ibraim em seu sono e não durante o combate. Misna 27 12 2011 - 12:01

Comentários

Mensagens populares