INTERNACIONAL DIREITOS HUMANOS: Conferência sobre vítimas de minas em Phnom Penh

Progressos na recuperação de terras de minadas, e as preocupações sobre a recente utilização dessas armas em situações de crise e de conflito e a inadequação da assistência às vítimas. É uma conclusão proveniente de Phnom Penh, onde foi realizada a XI cúpula dos Estados do Tratado de Ottawa para proibir as minas terrestres.
"Em 1997, fomos capazes de implementar este Tratado, mas somente quando todas as pessoas agora estabelecidas em áreas minadas forem capazes de viver dignidade, com a  exclusão dos engenhos que ameaçam a vida” disse Song Kosal, embaixador da campanha para banir as minas terrestres e a vítima sozinha.
Durante a Cimeira, com a participação de representantes de 100 países e organizações internacionais, foi anunciada a próxima adesão ao Tratado da Finlândia e também falou sobre as etapas neste sentido do Governo Federal transitório da Somália. Burundi tem também sido declarado território livre de minas.
Do outro lado da moeda foi no entanto a evolução de alguns cenários de crise com recurso às minas  de vários países e organizações: aconteceu na Líbia, durante o recente conflito, Israel, Myanmar, Síria. Além disso, há sempre mais de 4000 mortes causadas por ano pela explosão de minas. A maioria destes é gravemente ferida, com incapacidades permanentes e não recebem assistência suficiente. Misna 2.12.2011- 13:03

Comentários

Mensagens populares