LEIRIA-FATIMA «Natal de esperança, de sobriedade e de solidariedade»

A celebração do Natal convida-nos, pois, a elevar o coração para Deus e a aprender d´Ele a verdadeira humanidade», salienta o bispo António Marto
O bispo da diocese de Leiria-Fátima defende que o Natal deste ano «desafia-nos a crescer em solidariedade e em entreajuda partilhando generosamente com as pessoas e as famílias mais fragilizadas e carenciadas». Na mensagem para a quadra natalícia, António Marto refere, também Portugal, «como boa parte da Europa» é atingido por uma crise «de tremendas consequências sobejamente conhecidas».
Mas é também um «apelo a celebrar e a viver este Natal de modo mais autêntico e a dar-lhe uma importância acrescida». Não são só as soluções técnicas, os ajustamentos adaptados que põem fim a esta crise, salienta o bispo. «São precisas mudanças culturais profundas, conversão de mentalidades, novos modos de vida pessoal, familiar, social – um novo estilo de vida mais sóbrio para ser mais solidário», justifica o prelado.
Desta «grave situação de emergência só sairemos todos juntos e solidários, com o contributo de todos e de cada um». Para apoiar os que mais necessitam e mais sofrem, o bispo diocesano de Leiria-Fátima enumera um dos contributos que pode ser dado. Trata-se da campanha da Cáritas «10 Milhões de estrelas – um gesto pela paz». O prelado apela a que «ninguém permaneça indiferente ao sofrimento dos nossos irmãos em dificuldade.
Ao adquirir uma vela, por um euro, ajuda a iluminar a vida de quem mais precisa. 65 por cento do montante recolhido destina-se a apoiar famílias portuguesas em situação de carência; 35 por cento destina-se a apoiar o povo da Somália vítima de uma crise alimentar. Nos primeiros dez meses de 2011, as Cáritas diocesanas apoiaram cerca de 28 mil famílias portuguesas, o que representa um acréscimo significativo em relação ao mesmo período do ano anterior, recorda o prelado. Lucília Oliveira | 10/12/2011 | 11:42

Comentários

Mensagens populares