BENTO XVI : viagem ao México e a Cuba

Bento XVI revelou esta segunda-feira (dia 12.12.11) a sua “intenção” de visitar o México e Cuba, em 2012, antes da Páscoa [8 de abril], num anúncio feito durante a missa pelos países da América Latina, na basílica de São Pedro, Vaticano.
O Papa disse na sua homilia que a viagem apostólica, terceira ao continente americano [Brasil (2007) e Estados Unidos da América (2008)], visa “proclamar a Palavra de Cristo” e reforça a “convicção de que este é um tempo precioso para evangelizar”.
A celebração, promovida pelo Vaticano, associa-se às comemorações do bicentenário da independência dos países da América Latina, festejadas entre 2010 a 2014, com excepção do Peru e do Brasil (2020-2022).
Bento XVI alertou para a defesa da “vida humana desde a sua concepção até ao seu fim natural” e à promoção da paz, para superar “a miséria, o analfabetismo e a corrupção” e “erradicar toda a injustiça, violência, criminalidade, insegurança urbana, narcotráfico e extorsão”.
Para o Papa, é necessário “fomentar cada vez mais iniciativas concertadas e programas efetivos que proporcionem a reconciliação e a fraternidade, incrementem a solidariedade e o cuidado com o meio ambiente”.
A homilia deixou ainda apelos a “tutelar a família na sua genuína natureza e missão”, intensificando, “ao mesmo tempo, uma vasta e capilar tarefa educativa que prepara rectamente as pessoas”. ECCLESIA 12 12.2011

Comentários

Mensagens populares