Macedo de Cavaleiros CONVENTO DE BALSAMÃO

O Convento de Balsamão está situado no Nordeste Transmontano, no coração do distrito de Bragança, de cuja cidade dista cercade 57 nkms. Fica a 17 kms da sede de concelho, a cidade de Macedo de Cavaleiros, e a 4 kms da sede de freguesia, Chacim. O Monte de Balsamão é banhado a sul pelo rio Azibo, que é atravessado por uma pequena ponte romana e a norte, pela ribeira de Chacim. Com a altitude de 522 metros “o pequeno monte” disfruta de um microclima muiito característico, onde inclusivamente se permite a plantação da larajeira e amendoeira, cuja paisagem, na época da floração, é deslumbrante. Mesmo em frente fica a serra de Bornes, outrora chamada de “monte mel”, com os seus férteis vales e outeiros. O visitante, além de outros pontos de interesse turístico, pode visitar a já mencionada ponte romana, a aldeia de Malta, outrora propriedade da Ordem Militar com o mesmo nome e que está intimamente ligada à história de Balsamão, a Barragem do Azibo com a sua magnífica praia fluvial, além de outros pontos de interesse turístico do distrito de Bragança.
O monte de Balsamão é um sítio isolado onde se desfruta a beleza da natureza e se ouve o silêncio.
A memória históirica do Convento de Balsamão é constituída pela igreja (Santuário de Nossa Senhora de Balsamão), por um pequeno e antigo claustro e pelo quarto do Venerável Frei Casimiro, que, pelo seu significado, simplicidade e beleza, encantam peregrinos e turtistas.
No Convento de Balsamão vive a Comunidade Religiosa dos Marianos da Imaculada Conceição, a quem pertence o Convento que, além do serviço de acolhimento a peregrinos e a hóspedes, desenvolve um plano de actividades pastorais e de formação para a vida consagrada.
O Convento de Balsamão dispõe de uma parte reservada a hóspedes – Casa de Retiro e Repouso de Balsamão - com 16 quartos de casal, 11 quartos duplos, 4 quartos de 4 camas, 2 quartos com cama de casal + individuale 4 quartos individuais, todos com casa de banho privativo, sala de convívio e TV, sala de reuniões e seminários, sala de jantar, bar e salão de festas para casamentos, baptizados e outras confraternizações. Tem aquecimento central.
A Casade Retiro e Repouso do Convento de Balsamão, como o nome indica, destina-se a retiros espirituais, cursos, congressos, seminários ou, simplesmente, a umas férias repousantes.

Comentários

Mensagens populares