VATICANO CHINA: Ordenação Bispo em comunhão com Roma

A ordenação de um bispo em comunhão com Roma, ocorrida nesta semana na China, é um facto "certamente positivo", declarou o porta-voz da Assessoria de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, S.I., respondendo a jornalistas que lhe perguntaram sobre a ordenação de Dom Peter Luo Xuegang, agora bispo de Yibin, em Sichuan .Pe. Lombardi ressaltou que o bispo consagrante, Dom Chen Shizhong, e quase todos os bispos concelebrantes, estão "em comunhão com o Santo Padre".
A sombra nesta ordenação episcopal foi a presença do bispo Lei Shiyin, excomungado porque foi ordenado bispo pela Igreja Patriótica chinesa. Esta participação na cerimônia desta semana "desperta espanto e desaprovação dos fiéis", diz Lombardi. "A desobediência dele às normas da Igreja, infelizmente, agrava a sua posição canônica".
Em circunstâncias normais, prossegue Lombardi, “a presença do bispo Lei Shiyin teria sido excluída e acarretaria consequências canônicas para os outros bispos presentes”. Mas nestas circunstâncias, é provável que os bispos concelebrantes “não pudessem impedi-lo sem graves inconvenientes. Em todo caso, a Santa Sé avaliará melhor a questão quando receber informações mais detalhadas e aprofundadas”, concluiu o porta-voz. ZENIT, 02.12.2011

Comentários

Mensagens populares