COREIA DO NORTE A Coreia do Norte deporta missionário australiano.


COREIA DO NORTE
A Coreia do Norte deporta missionário australiano.
Autoridades da Coreia do Norte haviam prendido João Curto secretamente espalhando folhetos bíblicos perto de um templo budista em Pyongyang em Fev 16, o aniversário do falecido líder Kim Jong Il, disse a Agência Central de Notícias oficial do Norte.
O relatório disse que Curto, 75 anos, admitiu que cometeu um crime que fere a confiança do povo coreano em seus líderes e que pediu desculpas por seu comportamento.
"Eu agora percebo a gravidade do meu insulto para o povo coreano em 16 de fevereiro, porque eu fi-lo com raiva contra o povo coreano e por isso eu realmente peço desculpas,
KCNA disse que a Coreia do Norte decidiu expulsá-lo, em parte, por consideração à sua idade.
Curto chegou mais tarde segunda-feira num vôo para Pequim, onde ele se recusou a falar com os repórteres dizendo que estava muito cansado e foi escoltado para um veículo da embaixada australiana.
"É evidente que esta é uma boa notícia para o Sr. Short, sua família e os seus apoiantes", da Austrália Departamento de Assuntos Estrangeiros e do Comércio, num comunicado. "Os funcionários consulares australianos estão prontos para prestar assistência ao Sr. Curto para garantir que ele pode voltar para sua casa, em Hong Kong, o mais rapidamente possível."
A Constituição da Coreia do Norte garante a liberdade de religião, mas na prática apenas os serviços sancionados são toleradas pelo governo. Desertores do país disseram que a distribuição de Bíblias e serviços de oração secretas pode significar o desterro para um campo de trabalho ou execução.

A Coréia do Norte normalmente liberta detidos estrangeiros depois que admitiram seus crimes, mas muitos dizem que suas confissões foram dadas involuntariamente e sob coacção. Na semana passada, a Coreia do Norte apresentou à imprensa um missionário baptista sul-coreano detido que se desculpou por supostamente tentar chegar a Pyongyang com Bíblias, materiais e filmes instrutivos cristãs em outubro.

Comentários

Mensagens populares