CUCUJÃES - Retiro

CUCUJÃES - Retiro

No dia 06 de Março as comunidades de Valadares e de Cucujães reuniram no Seminário de Cucujães para uma manhã de Retiro. Exposição do Santíssimo - Laudes.
Reflexão, às 09H00, orientada pelo Padre Januário sobre a Vida comunitária. Fez a ligação com a conversa do Papa às famílias na Praça de S. Pedro, no dia dos namorados.
 Lembrou o valor e necessidade da vida comunitária, na família e num Instituto como o nosso. Pôs diante dos nossos olhos alguns artigos das Constituições: I.1… se consagra comunitariamente à actividade missionária.»;   I.2… vivendo os membros em comunidades ao serviço das Igrejas locais; I.3.1.2…..põe à disposição dos membros os meios convenientes para lhes conservar e aperfeiçoar o espírito de apostolado e de união fraterna…»; I.5.Notas essenciais da  II.9 Todos os membros são solidariamente responsáveis pela vida comunitária…» II.10. Os membros têm direito a encontrar na Sociedade as condições de vida favoráveis à realização da sua vocação missionária, sem excluir, além da animação fraterna e apostólica, a conveniente sustentação, assistência na doença  ou velhice II.13. A vida comunitária é elemento fundamental e característico da Sociedade. …. » Às 11h15: Nova reflexão: A vida comunitária exige interesse de uns pelos outros: um por todos e todos por um. Exige cortesia, Saber izer obrigado, desculpa,…

Às 12h00 capela com Santissimo exposto (toda a manhã): recitação do terço, Hora de Sexta, Bênção do Santíssimo. Almoço. Presentes: 13 membros.

Comentários

Mensagens populares