PORTUGAL Cultura está a ser deixada «rigorosamente de fora», diz Manuel Vilas-Boas

PORTUGAL
Cultura está a ser deixada «rigorosamente de fora», diz Manuel Vilas-Boas
Editor do programa de rádio «Encontros com o Património», distinguido pela União Europeia, lamenta estratégia seguida pelo Governo

DR. MANUEL VILAS BOAS TSF 
Lisboa, 24 mar 2014 (Ecclesia)
A União Europeia vai distinguir no dia 5 de maio o programa da rádio “Encontros com o Património”, uma rubrica da TSF com edição de Manuel Vilas-Boas, pelo seu contributo para a divulgação e preservação da Cultura.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o jornalista destacou a importância do galardão num momento em que o Governo está a promover diversos cortes nesta área.
“Este prémio é uma chamada de atenção oportuna para um Governo que deixa a Cultura de fora, rigorosamente de fora, como se ela não fosse importante, determinante”, apontou o repórter.
Da lista dos premiados deste ano do galardão “Europa Nostra” consta outro projeto português, dedicado à “Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras”.
Para Manuel Vilas-Boas é fundamental tratar a Cultura com “dignidade”, uma vez que ela representa “a memória” de um povo, aquilo que ele tem “de melhor”.
“Temos de estar muito atentos àquilo que se passa à nossa volta, precisamos de guardar os bons valores, não se deem esmolas à Cultura porque ela não merece esmolas”, reforçou o jornalista.
O programa “Encontros com o Património”, da TSF, é emitido aos sábados, a partir do 12h10, com repetição aos domingos à 01h00, e arrecadou o primeiro lugar na categoria “Educação, formação e sensibilização”.
Todas as semanas, nos últimos sete anos, passaram na antena daquela estação de rádio diversas histórias, paisagens e pessoas, cruzando o passado e o presente, através de uma parceria com a Direção-Geral do Património Cultural e com a colaboração de diversos especialistas.
Manuel Vilas-Boas teve “o prazer de entrevistar mais de mil profissionais, arquitetos, engenheiros, antropólogos, gente com conhecimento nesta área”, para procurar passar ao público “o saber, o conhecimento, a experiência” mas também “uma inquietação positiva” acerca de algo “que está próximo das pessoas e que tem de continuar a viver”.
Acima de tudo, “fazer com que o património não seja uma coisa do passado, estática, fixista, mas algo que conviva connosco e que as pessoas, como os amigos, vão visitá-lo”, frisou o comunicador.
A entrega dos prémios "Europa Nostra" vai decorrer dia 5 de maio no Burgtheater de Viena, sob o patrocínio do presidente da Áustria, Heinz Fischer.
Em 2008, Portugal recebeu uma medalha na categoria ‘ Investigação’ pelo trabalho realizado pelo Museu da Presidência sobre o Palácio de Belém.
No ano seguinte e em 2010 a cidade de Coimbra foi laureada com dois prémios de preservação do património cultural europeu pelo projeto de recuperação da Via Latina da Universidade de Coimbra e do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, ambos na categoria "Conservação".
Em 2012, o restauro dos seis órgãos históricos da Basílica do Convento de Mafra foi distinguido com o prémio na categoria "Conservação", e há um ano foram quatro os projetos portugueses distinguidos:
Liceu Passos Manuel, em Lisboa, e Chalet da Condessa de Edla, em Sintra, na categoria "Conservação"; Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Lisboa, na categoria "Contribuição" exemplar de um individuo ou organização; e Projeto SOS Azulejo, em Loures, na categoria "Educação, formação e sensibilização".
LS/JCP/LFS

Comentários

Mensagens populares